14 ago 2013

Escola Botafogo vence desfile da Copa Prefeitura/Bahamas



Neste domingo, 11, a Escola Botafogo foi a grande campeã do desfile de abertura da 21ª Copa Prefeitura/Bahamas de Futebol Amador. O evento mobilizou um grande números de pessoas, que se concentraram na Avenida Rio Branco e desfilaram da Catedral Metropolitana ao Parque Halfeld. Cada equipe inscrita na competição deveria apresentar pelo menos dez pessoas no desfile de caráter competitivo.

Pra cima deles, Fogo! Time faz festa organizada e termina na primeira posição.

Pra cima deles, Fogo! Time faz festa organizada e termina na primeira posição.

Com coreografia ensaiada, faixas e muita animação, a Escola Botafogo bateu o Tricolor, que ficou na segunda posição, com grande número de componentes no desfile e o Bom Sucesso, que fechou em terceiro lugar.

Os jogos da 21ª Copa Prefeitura/Bahamas de Futebol Amador começam no dia 18 de agosto e reunirão cerca de 346 equipes, disputando o título em dez categorias. A grande final está marcada para 8 de dezembro.

“Exemplo de cidadania”

Presente na festa de abertura do torneio, o Secretário de Esporte e Lazer de Juiz de Fora, Francisco Canalli recebeu todos que participaram do desfile, afirmou ser um orgulho para a Prefeitura estar apoiando mais uma vez uma competição que transcende a arte do futebol e fez um convite a todos para que possam conhecer de perto a Copa Prefeitura/Bahamas.

“Exemplo de cidadania, é isso que representa essa festa tão bonita. Nós que acompanhamos a Copa Prefeitura/Bahamas durantes os anos, tem orgulho de dizer que esse é o maior campeonato de futebol amador do Brasil. Uma organização de excelência, com pessoas dedicadas. Para quem não conhece, fica o nosso convite para que acompanhe alguns jogos nos mais diversos campos de várzea na cidade, com grande público, com grandes disputas, em um campeonato que a gente sabe que revela grandes nomes do futebol. Além disso, outro fator importantíssimo é resgatar esse convívio familiar, essa confraternização de bairros durante a Copa. Tenho certeza que teremos um campeonato promissor”

Compromisso social

Para Ricardo Wagner, um dos organizadores do evento, a Copa Prefeitura/Bahamas desenvolve um trabalho social e tem o objetivo de ajudar não só os atletas e equipes inscritas, mas toda a população envolvida nos jogos, das crianças aos idosos, que acabam obtendo renda com os jogos nos diversos campos da cidade.

“O mais importante é o congraçamento. O desfile de abertura dá essa condição das equipes se conhecerem, dessa integração entre os times que vão participar da competição, mas mais variadas categorias, da Dente de Leite à Sênior. É uma ajuda muito grande não só aos atletas, treinadores e dirigentes, mas principalmente um apoio indireto às pessoas que conseguem faturar um dinheiro para sobreviver. Um vendedor de pipoca, picolé, laranja, condutores de van, de ônibus, donos dos bares dos campos. Ou seja, são muitas pessoas envolvidas na competição, que tem não só o espírito esportivo, mas social e fundamentalmente essa integração na maior Copa de Futebol Amador do Brasil”, exaltou Ricardo.

Tradição

Três dos clubes mais tradicionais de Juiz de Fora, Tupi, Sport e Tupynambás também marcam presença na 21ª edição da Copa.

Para Alex Cirilo, treinador da base do Galo Carijó, a competição mexe com o clube e incentiva os garotos a estarem treinando para obterem resultados positivos. Alex destacou ainda a forte concorrência para levar a melhor no desfile.

“O nosso trabalho dentro do clube é não só com a equipe base, mas a integração de todos os garotos, tirando da rua, um trabalho realmente social. A expectativa nossa é positiva. Vamos entrar com o Pré-Mirim, Mirim, Infantil e Juvenil, sendo que ao todo serão 12 equipes. Pessoal ta animado para o desfile hoje, tem equipe que trouxe coreografia e tudo. Com certeza é mais difícil ganhar a premiação no desfile do que na competição (risos)”, disse o treinador.

Ex-jogador de futebol profissional, Claudinei, treinador da garotada do Tupynambás, coloca a Copa Prefeitura/Bahamas no patamar das melhores competições da cidade e região e acredita no poder do esporte como formador de um jovem consciente.

“O Tupynambás tem a maior satisfação em ajudar os pais a criarem os filhos, tirar desse mundo difícil que está aí fora, mundo das drogas, com pessoas agindo de má fé. Estamos satisfeitos em estarmos reunidos mais um ano para disputar a Copa Prefeitura/Bahamas, que é um dos glamoures da cidade. Nós vamos tentar representar bem mais uma vez, tentar chegar com alguma equipe na final, mas sabendo que o importante é interagir o grupo e estar participando de mais essa competição”, explicou.

O Verdão de Juiz de Fora, que sempre chega forte nas competições de base da cidade, aposta em mais uma edição forte, em um nível muito alto, com equipes bem niveladas, principalmente na fase final. É o que disse o treinador Ronaldo Augusto, que exalta a oportunidade dos meninos interagirem com as outras equipes.

“Nós incentivamos os meninos a entrarem para a escolinha e a Copa Prefeitura/Bahamas é um dos momentos que eles mais gostam. Essa interação das categorias e equipes é muito legal e o Sport está aí ajudando na formação de atletas e também cidadãos”.

Fala, treinador!

A competição conta com a participação de equipes muito tradicionais na cidade. E o Toque de Bola ainda pegou o depoimento de fortes candidatos ao título no dia 8 de dezembro.

JURANDIR BARBOSA – UBERABINHA
“Para Juiz de Fora um evento tradicional como esse é muito importante, pois todos sabem como está o mundo hoje em dia, como está perigoso. O esporte influencia positivamente nisso, tirando as crianças desse caminho errado. A gente está fazendo um bom trabalho na base do Uberabinha, com boas equipes para a disputa da Copa Prefeitura/Bahamas, temos condições de entrar bem na competição. O nosso objetivo inicial é a classificação, para daí chegarmos às finais e ver no que dá”.

IVAN GAL – SESI
“A importância dessa competição é realmente a socialização dos meninos mais jovens, principalmente pelo Sesi defender os valores do esporte desde as camadas de base, como ferramenta de formação do cidadão. Nada melhor do que a Copa Prefeitura/Bahamas, uma competição saudável, que reúne essa molecada toda. Gostaria de parabenizar essa ação da Prefeitura e do Bahamas, por ter feito dessa competição um marco em Juiz de Fora. Os meninos já começam o ano esperando o início da Copa, é de muita importância para eles”.

WALMIR DE LIMA – BONSUCESSO
“O trabalho que nós mais valorizamos no Bonsucesso é tirar as crianças da rua. Graças a Deus estamos indo bem, estamos chegando aos campeonatos mais importantes da cidade. Ano passado fomos campeões na categoria Dente de Leite e na Juvenil e vamos tentar repetir a dose na edição de 2013”.

Texto: Igor Rodrigues

Confira a galeria de fotos:


Voltar

Deixe uma resposta

Notícias


13 dez 2017
Confira o ranking atualizado da Copa Prefeitura Bahamas de Futebol Amador

11 dez 2017
Copa Zico Verão Juiz de Fora: resultados e galeria de fotos

09 dez 2017
Copa Zico Verão Juiz de Fora é atração no Centro de Futebol Zico. Com novidades extra-campo!

07 dez 2017
JF Vôlei encara Canoas fora de casa em busca de mais pontos na Superliga

+ notícias

Toque de Bola

O primeiro portal exclusivo de esportes de Juiz de Fora cresceu rápido! Lançado oficialmente em janeiro de 2011, o Toque de Bola conquistou milhares de seguidores também nas redes sociais. Estamos no Instagram, no face, no Twitter. Informação dinâmica, com credibilidade e agilidade.


Acesse

error: Conteúdo protegido.