20 ago 2013

Duque de Caxias: UFJF e Exército levam esporte e lazer ao campus



  Pelo terceiro ano consecutivo, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) sediará a Corrida Duque de Caxias, que chega à sua 26ª edição. Além da corrida, a parceria reúne atrações variadas, com um espaço de lazer e bem-estar montado dentro do campus, onde serão desenvolvidas diversas atividades voltadas para públicos de todas as idades.

  O evento, que é uma realização do 4º Grupo de Artilharia de Campanha (4º GAC), com o apoio da Universidade, representada pela Pró-reitoria de Assuntos Acadêmicos (Proacad), será realizado no próximo domingo, 25, das 8h às 12h, na Praça Cívica.

Algumas faculdades da UFJF trarão ao campus variados projetos, a fim de proporcionar saúde, lazer e conhecimento aos participantes da Corrida, e ao público que comparecer ao evento, dentro do Espaço ProAção, organizado pela Proacad.

Uma equipe da Odontologia/UFJF, representada pelo Treinamento Profissional Pró-Saúde, desenvolverá atividades de prevenção e promoção de saúde bucal, com escovação orientada e supervisionada em escovódromos, jogos educativos, distribuição de kits de higiene bucal e cartilhas educativas em saúde. Dessa forma, a garotada aprenderá de forma interativa a cuidar dos dentes.

A equipe do curso de Enfermagem irá trabalhar com a saúde da criança, inserindo o projeto de extensão “Brincar uma forma de cuidar”. Serão utilizadas técnicas de desenhos para colorir, palavras cruzadas, questões de certo ou errado, desenhos pontilhados, modelagens, encenação de teatros de fantoches entre outras atividades, que desenvolvam uma linguagem lúdica, para tratar temas como o cuidado com o corpo e prevenção de doenças oportunistas, como piolho e a verminose.

As crianças terão a oportunidade de vivenciar as Ciências da Natureza de forma experimental. O Centro de Ciências do Colégio de Aplicação João XXIII trará experimentos interativos de Física, Química e Biologia para mostrar os diversos fenômenos do cotidiano de maneira divertida, como a bobina de tesla e a bicicleta geradora de energia. A tenda do Centro de Ciências terá como objetivo aproximar o conhecimento científico da população. O evento também contará com a presença do Planetário Inflável, no qual será possível observar, em um ambiente simulado, planetas e estrelas.

Com o objetivo de promover uma reflexão sobre a acessibilidade através da atividade física, a Faculdade de Educação Física em parceria com a Coordenação de Acessibilidade Educacional, Física e Informacional (Caefi) realizará uma gincana com várias atividades. Em um ambiente simulado e com material adaptado, como o jogo goalball, acorrida de cadeira de rodas, pula cordas e bambolês, a Caefi irá proporcionar às crianças e seus familiares a oportunidade de vivenciar o dia a dia das pessoas com deficiência.

O Centro de Educação a Distância (Cead) trabalhará em sua tenda com a divulgação do Centro através de Folders e de sua fanpage, onde será tirada uma foto do visitante, e postada na hora no Facebook, dentro da campanha “Eu Curto o Cead”, entre outras atividades. O propósito da ação, além de divulgar o trabalho que o Cead realiza, é mostrar o que é feito nas redes sociais através das novas mídias.

O evento ainda contará com a apresentação da Orquestra de Jazz do Pró-Música. Com a regência e os arranjos do maestro Sylvio Gomes, a orquestra tem um repertório variado entre a bossa nova, a MPB e a música internacional.

Texto e informações: Secretaria de Comunicação da UFJF

Foto: Alexandre Dornelas – Secom UFJF

 


Voltar

Uma Resposta to “Duque de Caxias: UFJF e Exército levam esporte e lazer ao campus”

Deixe uma resposta

Notícias


14 dez 2017
JF Vôlei recebe Corinthians-Guarulhos pela última rodada do turno. Veja panorama completo da Superliga

13 dez 2017
Confira o ranking atualizado da Copa Prefeitura Bahamas de Futebol Amador

11 dez 2017
Copa Zico Verão Juiz de Fora: resultados e galeria de fotos

09 dez 2017
Copa Zico Verão Juiz de Fora é atração no Centro de Futebol Zico. Com novidades extra-campo!

+ notícias

Toque de Bola

O primeiro portal exclusivo de esportes de Juiz de Fora cresceu rápido! Lançado oficialmente em janeiro de 2011, o Toque de Bola conquistou milhares de seguidores também nas redes sociais. Estamos no Instagram, no face, no Twitter. Informação dinâmica, com credibilidade e agilidade.


Acesse