12 jul 2013

Olimpíadas UFJF: Engenharia lidera quadro de medalhas



A edição 2013 das Olimpíadas da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) completa uma semana nesta sexta, 12, com 89 medalhas distribuídas. São 34 de ouro, 28 de prata e 27 de bronze. Quase 70% delas estão concentradas em três faculdades, Engenharia (26), Educação Física (17) e Medicina (16).

Clique sobre o anexo abaixo para conferir o quadro de medalhas da competição (fonte: hotsite do evento)

http://olimpiadasufjf.com.br/2013/boletim/quadro-de-medalhas/#&slider1=2

Nesses sete dias, já entraram em disputa oito das 13 modalidades da competição. Estão na competição: judô, tênis, tênis de mesa e pebolim (duplas) – quatro novidades deste ano – além de vôlei, basquete, natação, xadrez, handebol, atletismo, futebol, peteca e futsal. Assim como o número de esportes elencados nas tabelas, a quantidade de Atléticas organizadas cresceu significativamente de 4 na edição anterior para 11 na atual.

O salto nos índices de jogos não é só quantitativo, mas também qualitativo, como destaca o coordenador geral do evento, Basileu Tavares. “Em primeiro lugar, o que marca as Olimpíadas 2013 é a participação. Esta foi a maior edição de competições regionais, chegando a superar os jogos universitários em 2009. E com a participação, a vibração, a rivalidade e a cobrança aparecem mais acentuadas, o que avaliamos de forma muito positiva, já que nos ajudará a modificar o evento, para torná-lo cada vez melhor”, afirma.

Esse aspecto também é identificado pelos atletas. “É o primeiro ano que a Facom se organiza em uma Atlética. Isso pesa também no desempenho no campeonato. Achamos – sobretudo no masculino – que iríamos encontrar equipes do mesmo nível que o nosso, mas as equipes, em geral, estão muito boas. Um nível bem alto”, comenta Júnio Nogueira, integrante dos times de handebol e vôlei da Atlética da Facom. Para Alexandre Lataliza que disputa pelo time de vôlei da Atlética da Farmácia, as equipes também surpreenderam pelo alto desempenho apresentado. “Os times estão bem fortes, pelo menos os masculinos, os atletas tem bastante noção e estão dando volume de jogo”, diz.

Neste fim de semana, a competição prevê 24 jogos de basquete, futebol, futsal, vôlei e tênis. Todas as disputas ocorrem no complexo esportivo da Faculdade de Educação Física e Desportos da UFJF até o próximo dia 21.

Participação

As Olimpíadas carregam os pilares que sustentam a Universidade, pesquisa, ensino e extensão conforme salienta Basileu, mas além disso, se firmam como um espaço de integração e troca entre os alunos dos cursos.

Júnio Nogueira destaca a atuação e o comparecimento da torcida nos jogos. “A participação é sempre positiva, como a integração com as outras faculdades. A torcida tem sido uma atração a parte: atléticas rivais se juntam à torcida de outros times, o que acaba sendo bem bacana. Até quando estamos perdendo, nossa torcida grita com qualquer ponto, cesta, gol, jogada, seja por incentivo, seja para entrar na brincadeira.”

Basileu conta que quando entra em contato com gerações que participaram das primeiras edições dos jogos, até mesmo quando eles não eram chamados de Olimpíadas e sim de Jogos Universitários, as lembranças mais recorrentes dessas pessoas está relacionada a participação delas nessas competições. “Os jogos marcam as pessoas,são fontes de grandes histórias. Seja por uma grande final, seja pelo contato com as torcidas e até mesmo por incidentes, as pessoas se lembram com carinho da passagem por essas disputas”, afirma.

Engenharia, Ed.Física e Geografia confirmam três pontos no Futsal Masculino

Muitos gols, viradas de placar e emoção na noite de quinta-feira (11) no torneio de Futsal Masculino das Olimpíadas UFJF 2013. Com atuações seguras, Engenharia e Educação Física venceram sem grandes dificuldades. Mas, nos outros dois jogos do dia, a Comunicação deixou a vitória escapar para a Geografia no fim da partida, enquanto o ICH/Turismo, que vencia a Odontologia por três gols de diferença, sofreu o empate.

Sem sustos, a Educação Física controlou o primeiro confronto realizado ontem. Logo no primeiro tempo, os donos da casa abriram 3 a 0 no placar.

Com a vantagem conquistada, a Educação Física recuou para segurar a vantagem. A pressão da Economia, quando convertida em jogadas de perigo, esbarrava na pouca precisão das finalizações.

Nos últimos minutos, os futuros Economistas ainda tentaram atuar com goleiro-linha, mas a estratégia se virou contra a equipe e a Educação Física fez o quarto gol, cravando o 4 a 0 como resultado final.

ICH/Turismo 3 x 3 Odontologia

Na sequência, o ICH/Turismo parecia que sairia vitorioso de forma tranquila no confronto contra a Odontologia. Assim como a Educação Física, eles abriram três gols de frente na etapa inicial e recuaram para tentar controlar o jogo.

Porém, a Odonto se recuperou e marcou logo no início do segundo tempo. Com muita disposição, a pressão continuou e se transformou em bola na rede outras duas vezes, ambas com Renan Zenith, aos 15 e 17 minutos.

A partida foi emocionante até o último lance. Restando alguns segundos para o apito final, a Odontologia estourou o limite de faltas, dando oportunidade de o ICH/Turismo cobrar tiro de 12 metros. O chute forte bateu caprichosamente na trave, mantendo o empate entre as equipes.

Geografia 4 x 3 Comunicação

Geografia e Comunicação fizeram um primeiro tempo morno, sem grandes jogadas e oportunidades de gol. O único lance de destaque foi aos 18 minutos, quando Carlos Antônio abriu o placar para a Geografia.

A etapa final, contudo, reservou fortes emoções. Empurrados pela torcida, os atletas da Comunicação empataram logo aos 5 minutos, com belo chute no ângulo de Guilherme Leite. Mas a empolgação pela igualdade foi esfriada dois minutos depois, com novo gol da Geografia.

Mesmo com o baque, a Comunicação não desistiu. Inspirado, Guilherme Leite marcou outras duas vezes, dando a virada para a sua equipe.

Só que a desatenção traiu de novo a Facom. Em um contra-ataque rápido, aos 15 minutos, Raphael Jackson recebeu livre na área e só encostou para as redes. Dois minutos depois veio a virada decisiva. Erro na saída de bola da Comunicação, lançamento certeiro para Thiago Luiz concretizar a vitória da Geografia

Engenharia 6 x 2 Administração

Com controle total da partida, a Engenharia venceu sem dificuldades a Administração, por 6 a 2, encerrando a quinta-feira de Futsal Masculino das Olimpíadas UFJF 2013. Com vantagem no placar, a Engenharia esperava a Administração avançar e, com contra-ataques certeiros, abriu quatro gols no placar.

A Administração até tentou reagir, mas não teve forças para virar. Placar final: 6 a 2.

A noite também foi marcada por jogos de Handebol Feminino. Confira os resultados:

Handebol Feminino

Ed.Física 29 x 3 Comunicação

Medicina 7 x 1 Farmácia

Odontologia 10 x 1 ICE

Direito 6 x 1 Nutrição

Futsal Masculino

Ed.Física 4 x 0 Economia

ICH/Turismo 3 x 3 Odontologia

Geografia 4 x 3 Comunicação

Engenharia 6 x 2 Administração

Textos, foto divulgação e informações: Secom UFJF e hotsite do evento


Voltar

Deixe uma resposta

Notícias


14 dez 2017
JF Vôlei recebe Corinthians-Guarulhos pela última rodada do turno. Veja panorama completo da Superliga

13 dez 2017
Confira o ranking atualizado da Copa Prefeitura Bahamas de Futebol Amador

11 dez 2017
Copa Zico Verão Juiz de Fora: resultados e galeria de fotos

09 dez 2017
Copa Zico Verão Juiz de Fora é atração no Centro de Futebol Zico. Com novidades extra-campo!

+ notícias

Toque de Bola

O primeiro portal exclusivo de esportes de Juiz de Fora cresceu rápido! Lançado oficialmente em janeiro de 2011, o Toque de Bola conquistou milhares de seguidores também nas redes sociais. Estamos no Instagram, no face, no Twitter. Informação dinâmica, com credibilidade e agilidade.


Acesse