22 jul 2013

Minas Olímpica UFJF: 17 medalhas nos Jogos Escolares de Minas



  A etapa de atletismo dos Jogos Escolares de Minas Gerais terminou neste sábado, 20, e alunos do projeto Minas Olímpica Geração Esporte, promovido pela Faculdade de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Juiz de Fora (Faefid – UFJF) disputaram com aproximadamente duas mil crianças e adolescentes de todo o estado, conquistando 17 medalhas em 11 categorias.

Tudo começou com o projeto de extensão Minas Olímpica, que abrange crianças de 7 a 13 anos, de escolas públicas e privadas. É feita uma parceria em que as escolas localizadas no entorno da Universidade mandam seus alunos para praticar esportes na Faefid, dentre esses alunos, vários demostraram interesse e aptidão para o atletismo, segundo o coordenador Jorge Perrout. A partir de então foi montada uma equipe de atletismo, que participa das competições federais.

Entre essas competições estão os Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG), que terá sua última etapa, a estadual, entre os dias 28 de julho e 3 de agosto. Como o atletismo foi disputado separadamente, teve uma etapa única de uma semana.

minasolimpica

Apesar de treinarem na UFJF, sob as orientações de professores da Faefid, as crianças foram para Belo Horizonte representar seus respetivos colégios. Divididas por categorias de sexo e idade, aproximadamente 40 crianças do projeto competiram no JEMG 2013, das quais 13 se sagraram medalhistas. Dessas 13, as que conquistaram primeiro lugar já estão com vaga garantida para os Jogos Escolares da Juventude, o campeonato nacional que esse ano acontece em Natal, RN, em setembro.

Mariana Rodrigues é uma das classificadas. Jogando pela Escola Estadual Fernando Lobo, a aluna alcançou a melhor marca nas modalidades de lançamento de disco e arremesso de peso entre os atletas de 12 a 14 anos de todo o estado. “Agora eu vou treinar bem mais para conseguir uma melhor marca lá e buscar a melhor colocação”, conta Mariana sobre a preparação para a fase nacional.

  Mas apesar do trabalho duro que aguarda os 100 alunos atendidos pelo projeto, Perrout diz que o momento agora é de descontração, já que acabaram de voltar de uma competição importante. Voltando à rotina de treino, as atividades acontecem por duas horas todos os dias, no período da manhã ou da tarde.

Em 2012, os Jogos Escolares de Minas Gerais renderam apenas uma medalha para Juiz de Fora e no ano anterior nenhuma. O sucesso inédito de Juiz de Fora no JEMG 2013, segundo Perrout, deve-se ao treinamento intensivo que só foi possível devido a parceria com a UFJF, tanto no que envolve o trabalho diferenciado quanto a infraestrutura da pista de atletismo da Faefid. “Antes algumas escolas não tinham estrutura para preparar as crianças, então as que participam do projeto aqui evoluíram muito, tanto que tivemos alunos campeões”.

Confira o quadro de medalhistas do projeto Minas Olímpica Geração Esporte – UFJF:

As crianças de 12 a 14 anos competiram no Módulo I

  Medalhas de Ouro

Mariana Rodrigues – lançamento de disco e arremesso de peso

Raphaela Diesse Pereira – lançamento de dardo

Luiz Maurício Silve – lançamento de disco

Medalhas de Prata

Taina Mitterhofer – salto em distância e 80m com barreiras

Francisco Perrout – 1000m

Elias Assis – 250m

Carlos Eduardo Ferreira – equipe de revezamento e salto em altura hexalto

Medalhas de Bronze

Ingrid Euclides – lançamento de dardo

Noemi Cruz – 1000m

Os jovens de 15 a 17 anos competiram no Módulo II

Medalha de Ouro

Robson Gomes – 3000m

Medalha de Prata

Camila Paiva – 100m com barreiras

Medalhas de Bronze

Camila Paiva – 100m

Nehemias Cruz – 3000m

Texto, informações e  fotos Gabriel Sant´Anna: Secretaria Comunicação (Secom) UFJF


Voltar

Uma Resposta to “Minas Olímpica UFJF: 17 medalhas nos Jogos Escolares de Minas”

Deixe uma resposta

Notícias


19 out 2017
Oficial: Tupi informa que treinador Aílton Ferraz não fica no clube

19 out 2017
Copa Toque de Bola de Futsal: Academia destaca “movimento esportivo” gerado pela competição

19 out 2017
Copa Prefeitura Bahamas de Futebol Amador: resultados e próximos jogos

18 out 2017
Faefid-UFJF recebe nota máxima em avaliação, foca em “atuar com pessoas” e vê trabalho dobrado

+ notícias

Toque de Bola

O primeiro portal exclusivo de esportes de Juiz de Fora cresceu rápido! Lançado oficialmente em janeiro de 2011, o Toque de Bola conquistou milhares de seguidores também nas redes sociais. Estamos no Instagram, no face, no Twitter. Informação dinâmica, com credibilidade e agilidade.


Acesse

error: Conteúdo protegido.