10 mar 2013

E o Tupi às pressas está dando caldo!



Ao deixar o campo neste sábado, 9, após a vitória do Tupi por 2 a 1 sobre o Guarani, o experiente zagueiro Fabrício Soares demonstrava alegria pelo resultado e até uma sensação de alívio, não só pelos três pontos em casa mas em função da boa campanha carijó já quase na metade da fase de classificação.

Sincero, um dos poucos remanescentes do time terceiro colocado no Estadual 2012 e rebaixado da Série C para a D no segundo semestre, admite que ficou preocupado com os destinos da equipe nesta temporada: “”Mudaram muitos jogadores. No início, nós, os mais experientes, ficamos assustados com o início do campeonato. Mas surpreendeu, o time encaixou e isso se deve à comissão técnica. Felipe vem fazendo um bom trabalho e conseguindo fazer o time jogar.”

A rádio web do Toque de Bola transmitiu Tupi x Guarani ao vivo, direto do Mário Helênio. Segue link da nossa rádio web: http://www.toquedebola.esp.br/wp-content/themes/portal-toque/nas-ondas-do-toque.html

Leia também:  Tupi vence Guarani por 2 a 1

Tombense vence, América BH empata

Cenário preocupante

O cenário para o torcedor do Tupi desde o final da Série C do ano passado era, de fato, preocupante. Indefinição sobre investimentos e contratações (de comissão técnica e jogadores), saída de peças consideradas referências no elenco, como o goleiro Rodrigo, o zagueiro Wesley Ladeira e o veterano Allan, entre outros.

A possibilidade de uma parceria com a empresa Traffic, para terceirizar o futebol, foi anunciada pelo presidente carijó, Áureo Fortuna, gerando mais polêmica. Poucos dias depois, foi descartada. Seria um “time de aluguel?”

Do final de dezembro para janeiro, o clube confirmou Felipe Surian como técnico e convidou dois profissionais para atuarem como uma espécie de gestores do departamento de futebol do clube, Francis Melo e Alberto.

Francis, que não dá entrevistas, é um dos assessores de Fred, atacante do Fluminense e da seleção brasileira, que veio a Juiz de Fora no lançamento oficial da camisa do clube para a temporada. É empresário de outros nomes conhecidos do futebol, entre atletas, como Rafael Moura, e treinadores.

A reconstrução da equipe era obrigatória depois da queda para a Série D numa campanha muito abaixo das tradições do clube, e em ambiente conturbado extra-campo – problemas admitidos pelos jogadores em diversas entrevistas. Com o trânsito fácil dos novos gestores entre alguns grandes clubes do futebol brasileiro e indicações de ex-treinadores de Santa Terezinha, vieram jogadores, a maioria jovens, do Fluminense, do América Mineiro, da base do Coritiba e outros.

Contrariando o pessimismo e o estado de alerta geral, o time formado às pressas começa bem o Estadual. Em cinco jogos, são duas vitórias e três empates, com boas apresentações especialmente diante do Boa (vitória de 2 a 1, em Varginha),  no segundo tempo contra o América (empate em 1 a 1 no Mário Helênio) e nos 30 minutos iniciais diante do Guarani (vitória de 2 a 1, neste período com toques rápidos e envolventes como há muito o torcedor não via).

Além de praticamente já ter espantado o fantasma do rebaixamento o quanto antes, a campanha invicta faz o torcedor acreditar, mesmo que ainda tenha pela frente Atlético e Cruzeiro (este, só na última rodada), na possibilidade de permanecer no G-4 até a 11ª rodada e disputar as semifinais, que serão em dois jogos, primeiro contra o quarto lugar e segundo enfrentando o terceiro.

  Projeção

Satisfeito com o padrão de jogo apresentado pelo Tupi, e admitindo que diante do Guarani “não foi uma bela partida mas fomos bem taticamente”, o treinador Felipe Surian, auxiliar técnico há várias temporadas e treinador por um curto período na Série C em 2012, também faz projeção otimista:  “Trabalhamos assim, um foco atrás do outro. O campeonato é muito difícil, e teremos dois jogos difíceis pela frente. Vamos organizados pegar o Nacional, e depois ver o América de Teófilo Otoni. Precisamos vencer para brigar pela classificação. Quem não acreditava passa a acreditar.”

Surian revela que colocou pressão sobre os jogadores pela necessidade de vitória em casa diante do Guarani: “A competição é curta. Se ganha, o time briga pelo G-4. Se perde, já passamos a ter outras pretensões. Passei isso abertamente para eles, pressão mesmo pela importância de vencer. A ideia era buscar um gol logo no início e conseguimos. Depois, mudamos taticamente em função disso.”

  Sobre a boa campanha inicial do time no Campeonato Mineiro, o treinador  destaca que os bons resultados nas temporadas recentes facilitam quando o centenário clube carijó faz os contatos para trazer os jogadores. “O Tupi alcançou um patamar nos últimos quatro anos, que agora os jogadores vêm pra cá e já se planejam pro cenário mineiro e nacional. Buscamos jogadores jovens e de qualidade pra formar esse elenco e isso vem dando resultado.”

 Texto: Toque de Bola, com entrevistas feitas após a vitória do Tupi por 2 a 1 sobre o Guarani, na transmissão da rádio web do Toque de Bola

Foto: assessoria Tupi

Equipe PG J V E D GP GC SG
1 Cruzeiro Esporte Clube  Cruzeiro Esporte Clube 31 11 10 1 0 31 9 22
2 Clube Atlético Mineiro  Clube Atlético Mineiro 27 11 9 0 2 30 11 19
3 Tombense Futebol Clube  Tombense Futebol Clube 19 11 6 1 4 16 12 4
4 Villa Nova Atlético Clube  Villa Nova Atlético Clube 18 11 5 3 3 15 11 4
5 Tupi Foot Ball Club  Tupi Foot Ball Club 15 11 4 3 4 13 16 -3
6 Associação Atlética Caldense  Associação Atlética Caldense 15 11 3 6 2 12 10 2
7 Guarani Esporte Clube  Guarani Esporte Clube 14 11 4 2 5 16 19 -3
8 América Futebol Clube  América Futebol Clube 12 11 3 3 5 14 18 -4
9 Nacional Esporte Clube  Nacional Esporte Clube 11 11 3 2 6 13 18 -5
10 Boa Esporte Clube  Boa Esporte Clube 11 11 3 2 6 12 19 -7
11 América Futebol Clube de Teófilo Otoni  América Futebol Clube de Teófilo Otoni 7 11 2 1 8 8 24 -16
12 Araxá Esporte Clube  Araxá Esporte Clube 6 11 2 0 9 10 23 -13

Voltar

Deixe uma resposta

Notícias


21 set 2017
Tupi pode ter até quatro desfalques. Aílton receita “guerrear e batalhar demais para conseguir o objetivo”

20 set 2017
Tupi fecha treino. Fortaleza em Sampa. Marcelo apita. Ingressos, gramado, reconhecimento, recepção. Veja o diário da decisão

20 set 2017
Copa Prefeitura Bahamas de Futebol Amador: resultados e próximos jogos

19 set 2017
Com vídeo! Evaldo anula Éder, domina, toca para os companheiros e emenda: “Tupi tem totais condições de reverter”

+ notícias

Toque de Bola

O primeiro portal exclusivo de esportes de Juiz de Fora cresceu rápido! Lançado oficialmente em janeiro de 2011, o Toque de Bola conquistou milhares de seguidores também nas redes sociais. Estamos no Instagram, no face, no Twitter. Informação dinâmica, com credibilidade e agilidade.


Acesse

error: Conteúdo protegido.