26 out 2012

Integrantes de projeto da UFJF trazem 25 medalhas do Mineiro de Atletismo



A equipe de Atletismo da UFJF participou, pela primeira vez, do Campeonato Mineiro Pré-Mirim e Mirim de Atletismo. A terceira edição da competição ocorreu no último dia 20, em Belo Horizonte, com modalidades na faixa de 12 a 15 anos. A UFJF levou 46 atletas e conquistou, ao todo, 25 medalhas. Foram nove medalhas de ouro, 11 de prata e cinco de bronze. Confira todos os medalhistas e as respectivas provas em quadro no final da matéria.

Quer ficar por dentro de tudo que rola no esporte de JF? Acesse a nossa rádio web

O resultado alcançado pelas crianças é fruto do trabalho dos professores da Faculdade de Educação Física e Desportos Jorge Perrout, Phelipe Henrique Castro, Gilberto Roque e dos bolsistas de extensão Jefferson Verbena, João Paulo Nogueira e Willen Aragão. “Ficamos muito surpresos com o resultado. Sabíamos que havia a chance de voltar sem nenhuma medalha e voltamos com 25. Foi uma competição de alto nível e nossos atletas deram conta do recado, estamos muito felizes com o resultado”, afirma Castro, coordenador do projeto.

Dentre os destaques da UFJF estão as atletas Yasmin Tomaz, Mariana Rodrigues, Raphaela Diesse e Ludmila Calixto. Elas treinam desde janeiro desse ano e conquistaram, respectivamente, 3° lugar em salto em altura, 1° lugar em peso e em disco, 1° lugar em dardo e 3° lugar em salto em altura.

Ludmila disputou em diversas modalidades da categoria Mirim e alcançou 3° lugar em salto em altura, 4° colocação em salto em distância e 4° no revezamento. Para ela, participar do projeto traz muitas vantagens para sua vida. “Participar dessa competição é um passo para o futuro. Não teria ficado tão bem se não fosse o projeto, além do fato de que atividade física sempre tem benefícios.”

Para Raphaela, os benefícios de estar no projeto vão além de participar das competições. “Depois que comecei a praticar esportes emagreci e ganhei condicionamento físico. Não esperava ganhar medalha e a sensação foi muito boa. Estar aqui é bom para o meu futuro”.

Yasmin e Mariana elogiam o trabalho dos professores. “Achei muito legal participar do Campeonato Mineiro e o incentivo dos professores é muito bom”, afirma Yasmin. “No início não via futuro com os esportes. Mas graças ao incentivo dos professores e meu esforço hoje sou a melhor de Minas Gerais em peso e disco”, ressalta Mariana.

O resultado foi tão positivo que a meta dos coordenadores do projeto agora é participar de outras competições. “Com os resultados positivos que tivemos esperamos atrair novos atletas e participar de outras competições, como as regionais eliminatórias e chegar ao Campeonato Mineiro. Participar das etapas municipais e ir para a final dos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg) e, quem sabe, participar das Olimpíadas Escolares Brasileiras”, afirma Castro.

Projeto

O projeto começou em novembro de 2011 e conta com cerca de 110 crianças em diversas modalidades. “Nós treinamos as crianças em diversas modalidades, mas o Atletismo é nosso foco principal devido à estrutura física que a Faefid tem. Nosso objetivo maior de trabalho é inserir as crianças no meio esportivo e temos como meta levá-las para o meio competitivo”, conclui Castro.

As atletas Mariana e Ludmila não imaginam a vida delas sem o projeto. “Vir para cá treinar é muito bom, porque aqui também é um lugar para esquecer todos os problemas”, diz Mariana. “O projeto para mim é tudo! Além de me incentivar e ensinar nas modalidades esportivas, os professores nos ensinam coisas para a vida”, resume Ludmila.

Os treinos acontecem às segundas, quartas e sextas-feiras, das 8h às 10 e das 14h às 16h. Para participar, basta ter disponibilidade nesses horários, interesse pelo esporte e fazer a inscrição na secretaria da Faefid. A inscrição e a participação são gratuitas.

A equipe conta com o apoio do Secretaria de Estado de Esporte e da Juventude, por meio do Programa Minas Olímpica, da Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura de Juiz de Fora e do Rodoviário Camilo dos Santos.

Texto: Secretaria de Comunicação da UFJF


Voltar

Deixe uma resposta

Notícias


18 jan 2018
Próximo adversário do Tupi, Uberlândia perde em casa. Veja como começou o Estadual

18 jan 2018
Tem de 12 a 16 anos e quer jogar basquete? Sexta é dia de cesta! Olha esse convite da Faefid-UFJF

17 jan 2018
“Barraco” no Poço Rico! Eleições do Tupynambás viram caso de polícia

17 jan 2018
Cruzeiro x Tupi: choque de realidades marca estreia do Carijó no Campeonato Mineiro

+ notícias

Toque de Bola

O primeiro portal exclusivo de esportes de Juiz de Fora cresceu rápido! Lançado oficialmente em janeiro de 2011, o Toque de Bola conquistou milhares de seguidores também nas redes sociais. Estamos no Instagram, no face, no Twitter. Informação dinâmica, com credibilidade e agilidade.


Acesse