11 jun 2012

Luz no fim do túnel: CBF pode “peitar” liminares e iniciar a Série C



A “chatice das liminares” pode estar com os dias contados, ou pelo menos interrompidos. Enquanto na tarde desta segunda-feira, 11, o Tupi anunciava a programação da semana de treinos somente até quinta-feira, 14, justamente em função da indefinição, o site Futebol Interior informava que a CBF pode “ignorar” as liminares e dar início às  Séries C e D neste final de semana.

  Veja, abaixo, íntegra do texto publicado no site Futebol  Interior:

Rio de Janeiro, RJ, 11 (AFI) – Pressionada nos bastidores, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) deverá, nesta terça-feira, confirmar o inicio das Séries C e D do Campeonato Brasileiro para o próximo final de semana. Reunião deverá decidir com que a entidade ignore todas as liminares obtidas por Treze, Brasil de Pelotas, Rio Branco e Araguaína na Justiça Comum.

Estarão presentes no encontro o presidente da CBF, José Maria Marin, e membros do departamento jurídico da entidade, hoje dirigido por Carlos Eugênio Lopes. A pauta será referente aos clubes que conseguiram ações para estar na Série C. Os documentos deverão ser ignorados. A atitude, a princípio para ser a melhor, mas ainda é suspeita, já que a Justiça pode decidir ao longo dos dias por uma nova paralisação.

Terceira e Quarta Divisão começariam a partir da quarta rodada, ou seja, a primeira do segundo turno. O novo calendário para as partidas também já estaria sendo estudado pelo departamento de competições, que compete ao arrogante Virgílio Elísio. Sobre arbitragem, o sorteio poderia acontecer na quarta-feira, na sede da CBF, no Rio de Janeiro.

Para integrarem a Série C, Treze, Brasil de Pelotas, Rio Branco e Araguaína entraram na Justiça Comum. Ambos conquistaram liminares ao seu favor, colocando a CBF numa verdadeira “sinuca de bico”. Todas as ações pediam a inclusão dos times em um dos dois grupos (regionalizados), tendo multa diária de R$ 50 mil por seu descumprimento. O maior valor chegaria a R$ 1,2 milhões.

Treze e Araguaína brigam pela vaga do Rio Branco, que no ano passado acionou a Justiça Comum para jogar no seu estádio e sequer foi punido pela CBF. Já o Brasil de Pelotas, rebaixado para a Série D no ano passado por escalar um jogador de forma irregular, quer tirar o Santo André, clube que só não caiu na temporada passada por causa da pena. Brasil foi perdoado perante aos Tribunais e se viu no direito de jogar.

Capítulo do dia: STJ manda suspender liminares de AC e TO e mantém Treze na Série C

No “plantão” do Toque de Bola, destaque para o capítulo desta segunda-feira, 11, texto publicado no Site Globoesporte.com, dando conta que duas liminares já estão suspensas pelo Superior Tribunal de Justiça.

Acompanhe o texto, abaixo:

O ministro Marco Buzzi, do Superior Tribunal de Justiça, deferiu em caráter liminar o Conflito de Competência impetrado pelo Treze, em que o clube questionava as decisões das justiças do Acre e de Tocantins que colocaram respectivamente Rio Branco e Araguaína na Série C do Brasileirão. Dono de uma liminar anterior que o coloca na competição nacional, o clube paraibano questionava a competência dos juizes acriano e tocantinense no caso, que ia de encontro ao que já fora decidido na Paraíba.

Em seu parecer, o ministro-relator aponta a juíza Ritaura Rodrigues, da 1ª Vara Cível de Campina Grande, como competente para “resolver as medidas urgentes” e torna sem validade as liminares conquistadas pelos outros dois clubes na Justiça do Acre e de Tocantins.

Na prática, pelo menos em caráter provisório e baseado em decisão liminar, o Treze conquista a vaga na Série C e exclui o Rio Branco e o Araguaína, os outros dois clubes que pleiteavam a mesma vaga. A CBF reconhece a vaga como sendo do time acriano, mas por enquanto a justiça entende que essa é do Treze.

Os méritos da questão, no entanto, ainda serão julgados posteriormente pelo Superior Tribunal de Justiça, sendo que esta decisão tratou exclusivamente sobre qual dos três juízes tinha competência para decidir sobre o caso em primeira instância.

O relator entendeu que a juíza paraibana era a competente por ter expedido a primeira das decisões. Apenas depois dela é que o acriano Anastácio Lima de Menezes Filho expediu liminar favorável ao Rio Branco e o tocantinense Sérgio Aparecido Paio expediu liminar favorável ao Araguaína.

Pelo Twitter, o advogado trezeano Ari Filho comemorou o que ele chamou de “mais uma vitória do Treze”, ponderando que desta vez a conquista foi no STJ.

 Tupi

Como já havia sido divulgado, caso a CBF autorize o início das competições, o jogo do Tupi neste final de semana seria o jogo original da tabela. As partidas anteriores, não disputadas, é que seriam remanejadas. Assim, a estreia carijó seria contra o Caxias-RS, no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio, às 16h.

Os três jogos que seriam remanejados: Tupi x Duque de Caxias-RJ (data original: 26/5),  Macaé-RJ x Tupi (data original: 2/6) e Madureira-RJ x Tupi (data original: 9/6)

A programação de treinos divulgada no início da tarde desta segunda-feira, 11, é a seguinte:

Segunda-feira (11 de junho)

14h30 – Reapresentação, com trabalhos de musculação, na Academia Higéia, mais treino técnico (por volta das 16h) em Santa Terezinha.

Terça-feira (12)

9h – Treino físico-técnico, em Santa Terezinha

15h – Treino físico-técnico, em Santa Terezinha

Quarta-feira (13)

14h30 – Trabalhos de musculação, na Academia Higéia, mais treino tático (por volta das 16h) no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio

Quinta-feira (14)

15h – Treino tático, no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio

Observação: esta programação pode sofrer alterações, caso ocorra a confirmação oficial do início da Série C neste final de semana

Informações: site Futebol Interior e assessoria Tupi


Voltar

Deixe uma resposta

Notícias


22 jan 2018
Clínica com Zico no Maracanã une diferentes gerações em torno do sonho do futebol. Veja fotos

22 jan 2018
Tem de 10 a 16 anos e que jogar futebol? É levar a chuteira e conferir a agenda da semana na Faefid-UFJF

21 jan 2018
Virose no Carijó? Dirigente admite possibilidade, mas não quer usar como desculpa

19 jan 2018
Futebol do Baeta apresenta Comissão Técnica para Módulo 2 e admite que está atrasado

+ notícias

Toque de Bola

O primeiro portal exclusivo de esportes de Juiz de Fora cresceu rápido! Lançado oficialmente em janeiro de 2011, o Toque de Bola conquistou milhares de seguidores também nas redes sociais. Estamos no Instagram, no face, no Twitter. Informação dinâmica, com credibilidade e agilidade.


Acesse