22 maio 2012

Liminares podem adiar começo da Série C do Campeonato Brasileiro



Problemas judiciais ameaçam o início da Série C do Campeonato Brasileiro no próximo final de semana.  Vejam matérias publicadas nesta terça-feira, 22, no site globoesporte.com.

Brasil de Pelotas (RS), Treze (PB), Rio Branco (AC) e Santo André (SP) brigam na Justiça comum por duas vagas no torneio

Por Gustavo Pêna – Belém

O técnico Roberval Davino, do Paysandu, e João Galvão, do Águia de Marabá, podem ter mais tempo para preparar suas equipes visando o Campeonato Brasileiro da Série C. Os treinadores dos representantes paraenses na competição nacional observam, de longe, a batalha jurídica que envolve Brasil de Pelotas (RS), Treze (PB), Rio Branco (AC) e Santo André (SP). Os clubes brigam na Justiça comum por duas vagas no torneio.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) já fez ajustes na tabela e poderá até adiar o início da Série C, previsto para acontecer no próximo sábado (26).

No primeiro caso, o Brasil de Pelotas perdeu seis pontos na Terceirona de 2011, por ter escalado um jogador de forma irregular. O clube acabou rebaixado para a Série D. Porém, uma decisão da Justiça gaúcha obrigou a CBF à recolocar o time na Terceira Divisão. Logo o Santo André foi a equipe que caiu para a última divisão do futebol brasileiro.

Já o Treze tenta conseguir a vaga do Rio Branco. O Estrelão se manteve na competição, apesar de ter acionado a Justiça comum para atuar a fase final no seu estádio, durante a Série C do ano passado. O clube paraibano acredita em irregularidade e tenta a vaga do clube do Norte do país.

A CBF já teria até denunciado os clubes que recorreram à Justiça comum para a Federação Internacional de Futebol Associados (Fifa).

Liminar que garante Treze na Série C já chegou ao setor jurídico da CBF

Por Silas Batista – Campina Grande (globoesporte.com)

A liminar que determina a inclusão do Treze na Série C do Campeonato Brasileiro chegou na manhã desta quarta-feira ao departamento jurídico da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O documento foi expedido pela juíza Ritaura Rodrigues Santana, da 1ª Vara Cível de Campina Grande, e determina que o time paraibano deve ocupar a vaga que pertencia ao Rio Branco-AC.

Com isso, a entidade máxima do futebol brasileiro tem um prazo de até cinco dias para recorrer, ou acatar, a decisão que foi tomada em primeira instância. Apesar da notificação já estar em poder da CBF, o departamento jurídico só deve se pronunciar sobre o caso após uma consulta ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), que deve acontecer ainda esta semana.

A responsabilidade do caso envolvendo o clube paraibano está à cargo do diretor jurídico da Confederação, Carlos Eugênio Lopes.

Na manhã desta terça-feira, 23, representantes do Rio Branco-AC chegaram a João Pessoa, onde vão tentar derrubar a liminar concedida ao Galo no final da semana passada, agora no Tribunal de Justiça do Estado. O Treze recorreu à Justiça Comum após ter seu pedido de inclusão no Brasileirão da terceira divisão recusado por unanimidade pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) em julgamento realizado no dia 10 deste mês.

A reivindicação trezeana é para que o time do Acre seja excluído da competição nacional por ter, isso ainda em 2011, levado uma questão à Justiça Comum antes de serem esgotados todos os recursos na esfera desportiva. Contudo, o Rio Branco-AC foi incluído na tabela oficial da Série C após fazer um acordo com a CBF e retirar os processos que movia contra a entidade. Outra equipe envolvida no imbróglio jurídico é o Araguaina-TO, que foi rebaixado para a quarta divisão no ano passado mas pede, também, a vaga do Rio Branco na Série C.

 Informações: globoesporte.com


Voltar

Deixe uma resposta

Notícias


24 nov 2017
Com vídeos! Sucesso dentro e fora da quadra, Copa Toque de Bola de Futsal promete emoção na reta final

22 nov 2017
Basquete dos Intercolegiais: conheça todos os atletas campeões e veja as avaliações dos professores

22 nov 2017
JF Vôlei receita “foco e determinação” para buscar reação contra dois adversários diretos na pontuação

20 nov 2017
Com títulos e recordes, CRIA-UFJF brilha nos Jogos Escolares da Juventude

+ notícias

Toque de Bola

O primeiro portal exclusivo de esportes de Juiz de Fora cresceu rápido! Lançado oficialmente em janeiro de 2011, o Toque de Bola conquistou milhares de seguidores também nas redes sociais. Estamos no Instagram, no face, no Twitter. Informação dinâmica, com credibilidade e agilidade.


Acesse

error: Conteúdo protegido.