25 maio 2012

Festival Paradesportivo: atletas de JF e região competem em dez modalidades até sábado



Foi aberto nesta quinta-feira, 24, às 9h, no ginásio da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o Festival Paradesportivo Regional Zona da Mata. Entre as cidades participantes estão: Barroso, Bom Jardim, Brás Pires, Cipotânea, Coronel Pacheco, Frei Gaspar, Juiz de Fora, Recreio, Rio Pomba e Piraúba. Ao todo, cerca de 140 inscritos, entre estudantes, atletas e profissionais da área participam de competições e oficinas teóricas.

Clique, abaixo, para conferir a programação completa do evento:

Anexo Festival – ok

O evento é promovido pela Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (SEEJ), com apoio da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), através da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL) e vai até o próximo sábado, dia 26.

A coordenadora do evento e diretora de desenvolvimento do paradesporto em Minas Gerais, Rosana Bastos, destaca que essa é uma oportunidade para selecionar atletas da região que poderão representar a seleção mineira. “A proposta da SEEJ é descentralizar a prática do paradesporto em Minas. Nossa meta é expandir os esportes adaptados para outras cidades e descobrir novos talentos”, disse.

E talento é o que não falta aos atletas de Juiz de Fora. Há pouco mais de um ano treinando natação pelo programa “Superação Aquática” da PJF, André Gustavo de Melo conquistou, no último final de semana, em Brasília, medalha de ouro na prova dos 400 metros livre, posição que o classificou para a fase nacional. Durante o Festival, André espera ampliar seu conhecimento na modalidade. “O nível das competições é muito alto, por isso preciso conhecer, junto com os treinadores, novas técnicas para o meu aperfeiçoamento”, disse. Além do ouro, André Melo conquistou duas pratas e três bronzes.

Compartilhar experiências também é o foco do atleta com deficiência visual Marcos Aurélio Cesário. Aos 44 anos de idade, Cesário faz parte do programa “Visão no Esporte”, desenvolvido pela SEL e em parceria com a Associação dos Cegos. Através do atletismo, ele conta que encontrou uma nova forma de viver: “Treinar é um incentivo para mim, e a qualidade de vida que eu tenho hoje, é graças ao esporte”. Na sexta-feira, 25, a partir das 14h, ele compete em diferentes provas do atletismo.

Essa é a primeira vez que a cidade sedia o Festival. De acordo com o secretário de Esporte e Lazer, Renato Miranda, esse é o reflexo do potencial que Juiz de Fora tem em realizar grandes eventos. “Além da ótima estrutura que a cidade oferece, a secretaria está sempre disposta e empenhada em atender diferentes demandas do esporte, o que, por consequência, tem atraído diversos eventos para o município”, afirma.

   Festival Paradesportivo Regional

O Festival é gratuito e com foco na capacitação de profissionais de educação física, fisioterapia e áreas afins, bem como estudantes com deficiência física, intelectual, visual ou paralisia cerebral, com idades entre 12 e 19 anos. Neste ano, são oferecidas dez modalidades esportivas: atletismo, bocha, goalball, futebol de 5, futebol de 7, judô, natação, tênis de mesa, tênis de quadra e vôlei sentado. Ainda estão programadas oficinas práticas com renomados professores da área do paradesporto de Minas Gerais, que também irão selecionar alunos/atletas para a etapa estadual dos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg), que será realizada em outubro deste ano.

O festival já foi realizado em Ipatinga e Timóteo, na Região do Vale do Aço. Outra etapa está prevista para junho, em Montes Claros, no Norte do Estado.

 Texto e informações: Assessoria de Comunicação da SEL

Fotos: PJF

 


Voltar

Deixe uma resposta

Notícias


21 set 2017
Tupi pode ter até quatro desfalques. Aílton receita “guerrear e batalhar demais para conseguir o objetivo”

20 set 2017
Tupi fecha treino. Fortaleza em Sampa. Marcelo apita. Ingressos, gramado, reconhecimento, recepção. Veja o diário da decisão

20 set 2017
Copa Prefeitura Bahamas de Futebol Amador: resultados e próximos jogos

19 set 2017
Com vídeo! Evaldo anula Éder, domina, toca para os companheiros e emenda: “Tupi tem totais condições de reverter”

+ notícias

Toque de Bola

O primeiro portal exclusivo de esportes de Juiz de Fora cresceu rápido! Lançado oficialmente em janeiro de 2011, o Toque de Bola conquistou milhares de seguidores também nas redes sociais. Estamos no Instagram, no face, no Twitter. Informação dinâmica, com credibilidade e agilidade.


Acesse

error: Conteúdo protegido.