12 maio 2012

Crianças abrem 2ª Corrida da UFJF



 

Troféus e medalhas da 2ª Corrida Rústica e Caminhada da UFJF

É chegada a hora da 2ª Corrida e Caminhada Rústica da UFJF. A prova mais charmosa e bonita do Ranking de Corridas de Rua de Juiz de Fora será realizada em dois dias: sábado, a infantil, e domingo, a adulta.

Na manhã deste sábado, na pista de atletismo do Centro Olímpico da Universidade, 250 crianças nascidas entre 1997 e 2006 correram em cinco categorias, no masculino e feminino separadamente. Foram provas de 100m, 300m, 600m, 800m e 1.000m.

Já no domingo, também às 9h, 1.550 pessoas irão percorrer a área do campus para completarem os 5,8km da extensão da prova.

Com aumento de 50% de inscritos em relação ao ano passado, a UFJF está motivada e prepara seu campus para um dia especial. “É um excelente programa de final de semana, tanto para os que vão participar, quanto para aqueles que quiserem vir assistir. Vamos fazer uma grande festa pelo esporte”, comenta Basileu Tavares, secretário geral da instituição e integrante do Comitê Organizador.

Corrida Infantil atrai mais de 1.000 pessoas na UFJF

O Centro Olímpico da UFJF ficou cheio de crianças, jovens, pais e familiares na primeira edição infantil da Corrida e Caminhada Rústica da UFJF. Cerca de 250 crianças participaram de dez provas separadas por sexo e distância: 100m (nascidos em 2005 e 2006), 300m (nascidos em 2003 e 2004), 600m (nascidos em 2001 e 2002), 800m (nascidos em 1999 e 2000) e 1.000m (nascidos entre 1997 e 1998).

Márcia Rocha, mãe de Pedro, 8 anos, aprovou a iniciativa da Universidade: “É a primeira vez que trago meu filho para competir e fiquei muito satisfeita”. Pedro concorda com a mãe: “Gostei muito e quero continuar correndo”. Já Raissa, 9 anos, veio com Marcela Rosa, sua irmã. “Nunca tinha corrido, mas gostei muito. Quero repetir!”, comenta a menina. Marcela achou a ideia muito boa: “Acho super bacana o projeto da UFJF, que não só incentiva ao esporte como também premia e faz a alegria da criançada”.

Isadora Ponsadili, 13 anos, veio do Rio de Janeiro só pra competir e garantiu o primeiro lugar na prova dos 1.000m. “Há dois anos já treino, mas é a primeira vez que corro aqui em Juiz de Fora. Já ganhei mais de 20 medalhas mas nunca tinha corrido em uma pista de atletismo tão boa”, comenta a jovem atleta, que além de treinar duas vezes por semana no bairro do Leme, na capital carioca, também pratica vôlei e basquete.

Já entre os meninos, Robson da Silva Júnior foi o vencedor da prova dos 1.000m. O garoto, que faz parte do projeto Minas Olímpica em parceria com a UFJF apenas há dois meses, aprovou sua participação e o evento: “Meu rendimento foi melhor do que eu esperava. Achei muito legal ter essa competição porque dá mais oportunidades para as pessoas mais novas correrem”, defende.

O secretário de Esportes e Lazer de Juiz de Fora e professor da Faculdade de Educação Física e Desportos da UFJF, Renato Miranda, levou os dois filhos para participarem: Bernardo, 10 anos, e Gustavo, de 8. Ele aponta este tipo de atividade como o primeiro passo para, concretamente, formar a consciência nas crianças e jovens de vários pontos, como: proteção do próprio corpo e da saúde, prática dos valores positivos do esporte, e a socialização com outros. “Os esportes individuais, nessa faixa etária, são mais indicados para a didática das crianças. Além disso, são em eventos deste tipo que fomentamos a possibilidade de despertar valores para o atletismo do futuro”, comenta.

Basileu Tavares, secretário geral da Universidade e integrante do Comitê Organizador, afirma que o evento foi além das expectativas: “É muito bom ver o envolvimento da comunidade, não só acadêmica, como de toda a cidade. Vimos não só atletas mas também familiares e amigos aqui na pista de atletismo torcendo e promovendo o esporte”.

Domingo, às 9h, é a vez dos mais velhos correrem 5,8km de prova dentro do campus universitário. Uma programação especial está sendo preparada pela UFJF para uma grande festa do esporte. Vale lembrar que os chips de cronometragem eletrônica, item obrigatório, serão entregues amanhã, entre 7h30 e 8h30, na própria Faefid, de onde os competidores largam. O trânsito no campus será fechado de 8h às 11h. A entrega dos kits continua hoje, até as 18h, no Centro de Vivência.

 Federal se prepara para corrida

A Universidade preparou uma programação especial para os corredores e demais pessoas que comparecerem ao campus. Várias unidades acadêmicas da UFJF estarão com estandes com orientações para a prática de exercícios e também com atividades para crianças. O evento contará ainda com programação cultural, show e apresentação de dança. “A Corrida é oportunidade de um momento de interação não só com as mães, que comemoram seu dia, como com toda a família e a comunidade juiz-forana. Esporte é qualidade de vida, e é isso que queremos mostrar”, defende Basileu.

O Centro de Ciências da UFJF trará para a Praça Cívica brinquedos para mostrar como a ciência está presente no dia-a-dia das pessoas. A Pró-Reitoria de Assuntos Acadêmicos (Proacad) irá desenvolver atividades como jogos da memória, de coleta seletiva e desenhos, todos com a temática da sustentabilidade e consumo consciente.

Já a Faculdade de Odontologia, por meio do projeto de Treinamento Profissional Pró-Saúde, terá atividades como jogo da memória (com brindes para os ganhadores), escovódromo e distribuição de kits de saúde bucal. A Faculdade de Fisioterapia dará orientações sobre a prática de exercícios e também apoio no caso de lesões, além de alongamento, gelo e cadeira para a prática de massoterapia. A Faculdade de Medicina, por iniciativa de sua Atlética, também terá estande na Praça Cívica, a partir das 8h, com atividades como aferição de pressão arterial, teste de glicose e exame de urina.

Dentro da programação cultural do evento, haverá apresentação de dança sobre cadeira de rodas, com Viviane Pereira Macedo e Valdeci Clementino da Silva. Viviane é pentacampeã brasileira de dança esportiva em cadeira de rodas. Ela representou o Brasil nos mundiais de dança esportiva em cadeira de rodas nos anos de 2008 e 2010. A banda da Associação dos Cegos fará apresentação na Faculdade de Odontologia, dentro do trajeto da corrida, para motivar os corredores.

 Sinalização e água para corredores

Para o domingo, o transito será impedido na UFJF durante a corrida. Quem estacionar o carro ou moto antes das 8h de domingo, 13, só irá poder retirar seu veículo depois das 11h.

A largada será na Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid). Dali, os competidores passam pelo antigo Instituto de Ciências Humanas (ICH), na contramão da via de carros. Eles ainda passam pelas faculdades de direito e serviço social antes de subir o morro das faculdades de odontologia, farmácia e fisioterapia. Após a descida, sempre na contramão dos automóveis, o percurso continua em direção à Faefid – contando com uma volta na pista de atletismo. Novamente eles passam pelo ICH e entram na praça cívica, onde será a chegada.

Por todo o campus faixas guiam o trajeto dos competidores e buscam motivá-los. Entre os quilômetros 2 e 4 haverá distribuição de água. A expectativa é que os primeiros colocados cruzem a linha de chegada entre 20 e 30 minutos após a largada. Para critérios de classificação no Ranking no Ranking de Corrida Rústica de Juiz de Fora 2012, para os 20 primeiros colocados vale o tempo bruto (tempo total de prova, inclusive com o tempo que o atleta gastou para chegar ao tapete); enquanto que para os demais colocados, o tempo líquido (tempo de prova do corredor do tapete de largada ao de chegada).

 Entrega de kits e do chip de cronometragem

Os kits da Corrida começaram a ser entregues nesta sexta (até as 18h) e continuam sábado, no Centro de Vivência da UFJF, de 8h às 18h. Para as crianças, que correm sábado, os kits devem ser retirados ainda hoje, na Praça Cívica, ou a partir das 8h de amanhã, no Centro Olímpico (Faefid). Todos que forem participar devem retirar seus kits.

Os chips de cronometragem eletrônica são obrigatórios apenas para os corredores de domingo. Para melhor organização, a entrega dos mesmos será no domingo mesmo, entre 7h30 e 8h30, na própria Faefid, de onde os competidores largam. Ao final da prova o atleta deverá, obrigatoriamente, devolver o chip. Caso o perca deverá pagar uma quantia de R$ 100,00 para a empresa de cronometragem eletrônica.

   Fotos e vídeos para imprensa e competidores

A corrida será transmitida em tempo real pelo site www.corridaufjf.com.br. A assessoria de comunicação do evento irá disponibilizar também em tempo real as fotos para a imprensa e, logo após o término da corrida, as fotos da chegada e da premiação.

Até o final do domingo, todos os participantes da 2ª Corrida e Caminhada Rústica da UFJF poderão assistir o momento de sua chegada no site do evento. Para isso basta entrar com seu número de inscrição. As pessoas também poderão compartilhar o vídeo em suas redes sociais.

Texto e informações: assessoria

Fotos: ETC e Toque de Bola


Voltar

Deixe uma resposta

Notícias


22 nov 2017
Basquete dos Intercolegiais: conheça todos os atletas campeões e veja as avaliações dos professores

22 nov 2017
JF Vôlei receita “foco e determinação” para buscar reação contra dois adversários diretos na pontuação

20 nov 2017
Com títulos e recordes, CRIA-UFJF brilha nos Jogos Escolares da Juventude

17 nov 2017
Rodrigo Rezende é 27º lugar no Mundial de Ginástica de Trampolim na Bulgária

+ notícias

Toque de Bola

O primeiro portal exclusivo de esportes de Juiz de Fora cresceu rápido! Lançado oficialmente em janeiro de 2011, o Toque de Bola conquistou milhares de seguidores também nas redes sociais. Estamos no Instagram, no face, no Twitter. Informação dinâmica, com credibilidade e agilidade.


Acesse

error: Conteúdo protegido.