22 fev 2012

Liga de Futebol de Juiz de Fora: 94 anos



 Juiz de Fora (MG), 22 de fevereiro de 2012

A foto mostra a Seleção da LDJF que venceu o time do Departamento Amador da FMF por 4 a 1, no dia 2 setembro de 69, no Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte. A equipe juiz-forana formou-se com Edson (Sport), Walquir (Nacional VRB), Alencar (Nacional VRB), Jair (Sport), Clédio (Nacional VRB), Indio (Ribeiro Junqueira), Porfírio (Ideal-Recreio), Ary (Nacional VRB), Flávio (Nacional VRB),Nilo (Sport) e Eloir (Sport). Joaquim (massagista). Os gols de Juiz de Fora foram marcados por Flávio (2), Nilo e Jair. (Foto ofertada à Liga pelo desportista Djalma Alves Ferreira).

A Liga de Futebol de Juiz de Fora, fundada em 22 de fevereiro de 1918, é uma das mais antigas e importantes entidades de administração do desporto da cidade, do estado e do país. Tupynambás Futebol Clube, Tupi Foot-Ball Club, Sport ClubJuiz de Fora e SC Renato Dias foram as associações fundadoras da Liga, que nasceu com o nome de Sub-Liga Mineira de Desportos Terrestres.

Mais tarde, em 1933, a entidade passou a chamar-se Associação Mineira de Esportes. Em 11 de novembro de 1942, ganhou o nome de Liga de Desportos de Juiz de Fora. Em 19 de dezembro de 1977, tornou-se Liga de Futebol de Juiz de Fora.

A Liga foi uma das poucas no Brasil, a manter no interior o profissionalismo, até 1969 quando foi extinta a Divisão Especial de Profissionais. Tupi, Tupynambás e Sport passaram a disputar também os Campeonatos promovidos pela Federação Mineira de Futebol.

Inúmeros jogadores foram revelados nos clubes da cidade e região que disputavam o Campeonato Regional – tradicional competição que reunia equipes da Zona da Mata, Vertentes e Mantiqueira. A Liga, com o interesse de resgatar a salutar rivalidade trouxe de volta a competição na década de 90 com o nome de Torneio Integração Regional. Em 2001, numa parceria com a TV Panorama ganhou o nome de Campeonato Panorama de Futebol Regional até 2007. Também criou a Copa Alterosa de Futebol Júnior e Adulto.

A Liga é responsável pela prática e difusão do futebol na cidade e região. Durante o ano a LFJF realiza eventos nas várias categorias: Dente-de-Leite(Sub-11), Mirim(Sub-13), Infantil(Sub-15), Juvenil(Sub-17), Juniores(Sub-20), Adulto (1ªe 2ª Divisões), Veterano e Máster. Também coordena a Copa Camisa 12 de Futebol Amador. Além disso, a entidade foi pioneira em introduzir o futebol feminino de maneira oficial no estado de Minas Gerais, na década de 90.

É também de responsabilidade da Liga a arbitragem nos demais torneios e competições da cidade e região, como os Jogos Intercolegiais, Jogos Interbairros e Copa Prefeitura Bahamas de Futebol Amador, promovidos pela Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura de Juiz de Fora. Ainda atua em Jogos Universitários, Torneios da Polícia Militar e Exército Brasileiro, SESI, SESC, SEST/SENAT, prefeituras da região e outras entidades e associações esportivas.

A Liga de Juiz de Fora tem hoje mais de 15 mil atletas inscritos, na faixa de 8 a 60 anos. Além do Campeonato Oficial da Cidade, organiza Copas de Futebol Soçaite, Copa Juiz de Fora de Futebol Amador, Campeonato de Futebol Regional, Campeonato Regional de Futebol Júnior, Torneio de Aniversário da entidade e presta apoio técnico, disciplinar e de arbitragem nos principais festivais esportivos, campeonatos e torneios realizados pelas CAEM’S (campos de várzea que pertencem ao município).

Ao longo dos 94 anos a entidade nunca fechou suas portas. Hoje, todos os departamentossão informatizados com o objetivo de atender aos filiados da melhor maneira possível. Tem sede própria, site oficial e participação nas redes sociais. A qualidade total é o maior objetivo da entidade. Sempre valorizando seus parceiros com responsabilidade e seriedade.

A contribuição dada à cidade e região nestes 94 anos é inestimável. Sem falar nos inúmeros jogadores que foram revelados por aqui e vestiram a camisa de grandes clubes do Brasil e até mesmo da seleção brasileira.

O recorde de gols por um único jogador foi parar no “livro do recordes”. A edição do Guiness Book de 1998 registra em sua página 287 – exatamente entre dois dos maiores jogadores de todos os tempos: Pelé (maior número de títulos) e Ademir Menezes (maior artilheiro brasileiro em copas do mundo – 9 gols, em 1950) o feito no Torneio Regional da Liga de Juiz de Fora. (dados de www.cabangu.com.br).

Darcy Marino da Silva, o Cica, em 10 de dezembro de 1967, jogando pelo Social Olímpico Ferroviário, de Santos Dumont, Minas Gerais, marcou 12 gols, numa partida contra o Pombense, da cidade de Rio Pomba. A partida, válida pelo campeonato regional daquele ano, terminou 17 x 0.

Nestes 94 anos a Liga tem por obrigação o agradecimento e reconhecimento aos seus ex-presidentes e ex-dirigentes, clubes, jogadores, dirigentes das associações, desportistas, árbitros, colaboradores, torcedores, imprensa e em especial a cidade de Juiz de Fora e todas as Ligas e cidades co-irmãs da região.

Neste momento a entidade passa por uma reformulação administrativa e de gestão, com planejamento e visão para os próximos anos. No entanto, precisa mais do que nunca do apoio dos clubes, instituições, poder público e da imprensa. O fortalecimento do futebol de Juiz de Fora passa mais uma vez pela valorização da Liga, pelo fortalecimento de suas competições, reconhecimento, respeito e acima de tudo “bairrismo”. Vamos valorizar o que é nosso: nossa Liga, nossos clubes, nossos atletas, nossas competições, nossa cidade, nossa região!

Texto: Ricardo Wagner – Presidente da Liga de Futebol de Juiz de Fora – www.ligadefutebol.com – twitter.com/ligadefutebol – ligadejuizdefora@gmail.com

Fotos: Aquivo Liga de Futebol 


Voltar

Deixe uma resposta

Notícias


20 nov 2017
Com títulos e recordes, CRIA-UFJF brilha nos Jogos Escolares da Juventude

17 nov 2017
Rodrigo Rezende é 27º lugar no Mundial de Ginástica de Trampolim na Bulgária

16 nov 2017
Saiu a tabela! Tupi encara Cruzeiro e América fora de casa logo no início do Campeonato Mineiro

16 nov 2017
Intercolegiais: professor Tidinho comemora brilho do Jesuítas no vôlei. Veja fotos e nomes de todos campeões

+ notícias

Toque de Bola

O primeiro portal exclusivo de esportes de Juiz de Fora cresceu rápido! Lançado oficialmente em janeiro de 2011, o Toque de Bola conquistou milhares de seguidores também nas redes sociais. Estamos no Instagram, no face, no Twitter. Informação dinâmica, com credibilidade e agilidade.


Acesse

error: Conteúdo protegido.