22 out 2011

Juiz de Fora é tri na Copa Panorama de Futsal



Juiz de Fora (MG), 22 de outubro de 2011

Iguinho, Edmar, Igão e Tiquinho: festa do tri, com direito ao João Sorrisão

Com uma atuação primorosa no primeiro tempo, Juiz de Fora bateu Goianá por 3 a 2 e conquistou, na manhã deste sábado, 22, no ginásio do Tupynambás, em Juiz de Fora, o tricampeonato da 13ª Copa Panorama de Futsal (os outros dois canecos foram levantados em 2003 e 2009).

O editor do blog Toque de Bola, Ivan Elias, participou da cobertura especial feita pela TV Panorama, com a transmissão ao vivo da partida e um bloco inteiro no MGTV 1ª edição ainda do ginásio do centenário clube do Poço Rico. A narração foi de Ricardo Ribeiro, as reportagens de Rodrigo Dias e Inácio Novaes, e os comentários de arbitragem do ex-árbitro Álvaro Quelhas. A coordenação da transmissão foi do jornalista Chico Brinatti. Dezenas de profissionais da parte técnica estiveram envolvidos.

O jogo

Nos instantes iniciais, a expectativa era saber se as semifinais de quinta-feira teriam alguma influência no comportamento das equipes. Isso porque, nos jogos da volta pelas semifinais, Goianá fez uma grande exibição superando Visconde do Rio Branco por 3 a 2 e, em seguida, Juiz de Fora teve a vaga na final ameaçada diante de Barroso, perdendo por 2 a 0 e se classificando pelo saldo de gols – no primeiro jogo, vencera por 3 a 0.

Logo no primeiro lance, a sensação era: Juiz de Fora estava diferente. E para melhor. Uma jogada ensaiada, na saída de jogo, já levou perigo a Goianá. O adversário chegou a criar também uma oportunidade, mas aos poucos Juiz de Fora foi dominando, ditando o ritmo e encontrando espaços, com ótimas atuações individuais, toques rápidos e sem egoísmos e, claro, o brilho de seus artilheiros.

Aos 6 minutos, jogada de Edmar da esquerda e conclusão de Iuri, vice-artilheiro da Copa, com 13 gols: JF 1 a 0. Goianá empata aos 8, numa bela troca de passes entre Dedé e Rafael Bicudo, gol de Dedé. A equipe anfitriã parece ter se incomodado com o gol de empate, e resolveu decidir a partida ainda no primeiro tempo.

Em jogada pela direita, Jailson fechou pela esquerda. Dividindo com a zaga, conseguiu o desempate para Juiz de Fora: 2 a 1. Veio, então, o gol mais bonito da manhã de sábado. Um exemplo do que foi a atuação juiz-forana na etapa inicial. Iuri trabalha a jogada, rola para Edmar, que encontra Tiquinho: 3 a 1, gol de Tiquinho, artilheiro principal da competição, com 15 gols.

Na etapa final, Goianá não chegou a arriscar muito, mesmo precisando correr em busca da igualdade. Só aos 18 minutos Alessandro fez bela jogada individual e marcou o segundo dos visitantes, 3 a 2. Com o controle do jogo, Juiz de Fora tocou a bola à espera do apito final e fez a festa do tricampeonato no ginásio do Tupynambás.

Repercussão

Iguinho e Tiquinho custaram a sair da quadra depois da conquista do título

“Muita luta, muita garra, esse grupo merece”, definiu Iuri, grande destaque individual da decisão. Charles, o goleiro dos segundos tempos de Goianá – há um rodízio e no primeiro tempo atua o goleiro Beguinho – resumiu as dificuldades de Goianá: “Nosso time falhou muito no primeiro tempo, não encaixou a marcação, melhorou no segundo, mas a equipe de JF tem muita qualidade e soube garantir o resultado”.

O treinador campeão Henrique Biaggi ficou muito emocionado e agradeceu a oportunidade proporcionada pela AABB, para que dirigisse o representante juiz-forano na campanha do tri. “Esse grupo de jogadores é, de fato, muito especial”, afirmou. Do lado de lá, Rafael Bicudo não estava de cabeça baixa: “Esse vice tem que ser comemorado, é a primeira vez que chegamos à final e perdemos para uma grande equipe, vamos comemorar sim”, garantiu.

A equipe de Juiz de Fora/AABB conta com apoio dos parceiros MRS, Suprema, BB Seguro Auto, Estação Fitness e Torp.

Escalações

Juiz de Fora/AABB começou a decisão com o goleiro Jonas, Edmar, Iuri, Tiquinho e Thiago. As opções foram: Jojoca, Max, Ney, Pedrinho, Igão, Iguinho e Jaílson. Treinador: Henrique Biaggi.

Goianá iniciou a final com o goleiro Beguinho, Lucas (16 anos), Leandro, Dedé e Rafael Bicudo. O técnico Paulinho Pavão contou ainda com Charles, Marcos, Alisson, Dionísio, Rafael, Alessandro e Luis Felipe.

A arbitragem foi de Rivo Assis Aquino e Dirceu Fábio Ribeiro. Não houve lances polêmicos na final, e os árbitros tiveram boa atuação na parte disciplinar, segundo Álvaro Quelhas, também com a colaboração dos atletas, que em nenhum momento foram desleais ou anti-esportivos.

  Números

De acordo com levantamento dos organizadores, a Copa Panorama de Futsal, aberta em agosto, reuniu 34 equipes em 86 jogos, com 661 gols marcados, média de quase 8 gols por partida. O Troféu Fair Play foi conquistado por Miraí. O melhor árbitro foi Rivo Assis Aquino.

Juiz de Fora termina a Copa com 12 jogos realizados, 9 vitórias, duas derrotas e um empate. Marcou 64 gols (melhor ataque) e sofreu 20.

Goianá só perdeu uma partida, justamente a final. Em dez jogos, foram 8 vitórias, um empate e uma derrota. A equipe marcou 40 gols e sofreu 18.

  Seleção

Também durante a transmissão, foi anunciada a seleção da Copa. Os escolhidos foram: goleiro Jonas (Juiz de Fora), Edmar (Juiz de Fora), Duda Schmidt (Coimbra), Rabiola (Visconde do Rio Branco) e Tiquinho (Juiz de Fora). Treinador: Paulo Roberto, o Paulinho Pavão (Goianá).

  Galeria

Com o título juiz-forano, a nova galeria de troféus da competição passa a ficar da seguinte forma:

Ubá – Octa-campeã em 1999, 2000/01/02/04/05/06 e 07.

Juiz de Fora – Tri-campeã em 2003/09/11.

Ressaquinha – Campeã em 2008.

Guidoval – Campeã em 2010.

Foto: www.megaminas.com e Roberta Oliveira

Informações e números da competição: TV Panorama


Voltar

Deixe uma resposta

Notícias


22 nov 2017
Basquete dos Intercolegiais: conheça todos os atletas campeões e veja as avaliações dos professores

22 nov 2017
JF Vôlei receita “foco e determinação” para buscar reação contra dois adversários diretos na pontuação

20 nov 2017
Com títulos e recordes, CRIA-UFJF brilha nos Jogos Escolares da Juventude

17 nov 2017
Rodrigo Rezende é 27º lugar no Mundial de Ginástica de Trampolim na Bulgária

+ notícias

Toque de Bola

O primeiro portal exclusivo de esportes de Juiz de Fora cresceu rápido! Lançado oficialmente em janeiro de 2011, o Toque de Bola conquistou milhares de seguidores também nas redes sociais. Estamos no Instagram, no face, no Twitter. Informação dinâmica, com credibilidade e agilidade.


Acesse

error: Conteúdo protegido.