08 ago 2011

JEMG: etapa estadual em Juiz de Fora esta semana



Juiz de Fora (MG), 8 de agosto de 2011

O credenciamento dos 4.382 alunos-atletas que vão participar dos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg) 2011 está sendo feito nesta segunda-feira, 8, na Central dos Jogos, na Secretaria de Esporte e Lazer (Avenida Rui Barbosa 530, Santa Terezinha), das 8h às 23h. Para o cadastro e retirada de crachás, é necessária apenas a presença dos coordenadores das secretarias Regionais de Educação (SREs) de cada delegação. Os atletas seguem direto para as escolas onde ficarão alojados. “Assim evitamos tumulto e confusão, otimizando o tempo e o trabalho das pessoas”, afirma a coordenadora do Jemg da SRE de Juiz de Fora, Elisabeth Queiroz.

Até o final da manhã, três representantes de delegações haviam realizado o credenciamento: Ituiutaba, Uberlândia e Metropolitana A (da Região Metropolitana de Belo Horizonte). “O movimento deve ficar maior na parte da tarde”, diz Elisabeth. “E esperamos que ocorra tudo tranquilamente, com harmonia e sucesso para todos”, completa a coordenadora de Juiz de Fora.

Valéria Mendonça, da SRE de Pará de Minas, que coordena uma delegação composta por três municípios (Pará de Minas, Marinho Campos e Estrela do Indaiá), totalizando 104 alunos, está ansiosa para o início dos jogos. “Trouxe ótimos competidores. Minha expectativa é que aconteça tudo num ambiente de muita amizade e respeito. Tenho certeza de que será um evento maravilhoso”, aposta.

A coordenadora da SRE de Uberlândia, Juliana Gonçalves, também aposta no sucesso do Jemg 2011 em Juiz de Fora. “Nossa expectativa é a melhor possível. Trouxemos equipes que foram campeãs brasileiras e estaduais em todas as modalidades”, ressalta Juliana, que credenciou cerca de 280 alunos-atletas na manhã desta segunda-feira.

Esta é a primeira vez que Juiz de Fora recebe os Jogos Escolares de Minas Gerais, que segue até o próximo dia 13. Participam da competição alunos de 673 escolas públicas e particulares de 185 cidades mineiras. Os jogos acontecerão em quatro etapas (municipal, microrregional, regional e estadual), em dois módulos. Módulo I, com alunos de 12 a 14 anos e Módulo II, de 15 a 17 anos. As modalidades disponíveis são: atletismo, atletismo PCD, basquete, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, peteca, taekwon-do, tênis de mesa, vôlei e xadrez, nos naipes masculino e feminino.

A abertura oficial do Jemg será realizada na terça-feira, 9, às 19h, no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio, com as presenças do prefeito Custódio Mattos, do secretário de Estado de Esporte e Juventude, Braulio Braz, e do secretário de Esporte e Lazer, Renato Miranda. As delegações dos 185 municípios vão realizar um desfile no Estádio, onde serão acesas a Pira e a Tocha Olímpica.

   Minas Olímpica

O Minas Olímpica/Jogos Escolares de Minas Gerais – JEMG/2011 é o maior e o mais importante programa esportivo-social do Estado. Participam do JEMG alunos do ensino fundamental e médio das escolas públicas e particulares do Estado. Os Jogos acontecem em 4 etapas (municipal, microrregional, regional e estadual), em dois módulos. Módulo I, com alunos de 12 a 14 anos e Módulo II, de 15 a 17 anos. As modalidades disponíveis no JEMG são: atletismo, atletismo PCD, basquete, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, peteca, taekwon-do, tênis de mesa, vôlei e xadrez, nos naipes masculino e feminino.

O Programa Minas Olímpica/Jogos Escolares de Minas Gerais é uma alternativa de inserção social e de expressiva geração de empregos diretos e indiretos. Além de incentivar a prática esportiva dentro das escolas, o JEMG é um aliado na luta contra a evasão escolar.

O JEMG é um programa do Governo de Minas, da Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude e da Secretaria de Estado da Educação. A execução é do Instituto Brasileiro para o Desenvolvimento do Esporte, Educação e Cultura – IBDEEC. Este ano, o JEMG atingiu a marca de 683 municípios inscritos. Um recorde na história dos Jogos.

Solenidade de Abertura Oficial: 9 de agosto (terça-feira), às 19 horas, no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio. Avenida Eugênio do Nascimento, 10, bairro Aeroporto.

Comitê dos Jogos em Juiz de Fora: Secretaria de Esporte e Lazer.

Cerca de cinco mil alunos-atletas de 185 municípios de Minas participam do Jemg

Entre os dias 8 e 13, Juiz de Fora será sede de mais um grande evento esportivo: os Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg) 2011. Participam da competição alunos do ensino fundamental e médio das escolas públicas e particulares do Estado. São cerca de 5 mil alunos-atletas de 673 escolas, representando 185 municípios mineiros. As delegações começam a chegar a Juiz de Fora na manhã desta segunda, 8, e vão diretamente para a Central dos Jogos, na Secretaria de Esporte e Lazer (Avenida Rui Barbosa 530, Santa Terezinha), onde realizarão o credenciamento de todos os integrantes, antes de se dirigirem aos alojamentos.

Os Jogos acontecem em quatro etapas (municipal, microrregional, regional e estadual), em dois módulos. Módulo I, com alunos de 12 a 14 anos e Módulo II, de 15 a 17 anos. As modalidades disponíveis no Jemg são: atletismo, atletismo PCD, basquete, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, peteca, taekwon-do, tênis de mesa, vôlei e xadrez, nos naipes masculino e feminino.

A abertura oficial do Jemg será realizada na terça-feira, 9, às 19h, no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio, com as presenças do prefeito Custódio Mattos, do secretário de Estado de Esporte e Juventude, Braulio Braz, e do secretário de Esporte e Lazer, Renato Miranda. As delegações dos 185 municípios vão realizar um desfile no Estádio, onde serão acesas a Pira e a Tocha Olímpica. Alunos do Instituto Vianna Júnior vão realizar uma apresentação de ginástica olímpica durante a abertura do Jemg/2011. O ensaio geral para a cerimônia de abertura será realizado na segunda-feira, 8, às 16h, no próprio local. Nesta sexta-feira, 5, funcionários da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) realizaram uma limpeza geral no Estádio, nas partes externa e interna.

Apesar da abertura acontecer na noite de terça-feira, 9, as competições têm início na manhã deste mesmo dia. Na Faculdade de Educação Física da UFJF, entre 8h e 17h, acontecem os jogos de handebol. O Instituto Metodista Granbery de Juiz de Fora joga contra o Colégio Biotécnico, de Montes Claros, às 11h. Já a E.E. de Ensino Fundamental e Médio do município compete contra a E.E. de Mar de Espanha, às 17h. No Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, antigo CTU, também acontecem partidas de handebol, entre 8h e 16h. Alunos da E.E. Clorindo Burnier jogam contra os atletas da E.M. Geraldo de Assis da cidade de Martinho Campos, às 9h.

Também na terça-feira, entre 8h e 17h, no Sport Clube e no Olímpico Atlético Clube, acontecem as disputas do basquete. Juiz de Fora será representada pelo Instituto Metodista Granbery, que joga às 10h, no Sport, e pelo Colégio dos Jesuítas, às 16h, também no Sport, ambos na categoria feminina. Na masculina, os jogos são no Olímpico e o município será representado pelo Colégio Cristo Redentor, às 9h, e pelo Granbery, às 16h.

Os jogos de futsal, nas categorias masculino e feminino, serão realizados no Clube Bom Pastor e no Tupynambas, na terça-feira, entre 8h30 e 16h30. De Juiz de Fora participam o Instituto Granbery, a E.E. Sebastião Patrus de Souza e o Colégio Cristo Redentor. A disputa de peteca inicia também na terça-feira e o Cascatinha Country Clube será a sede das competições que acontecem entre 8h e 15h30. E as partidas de voleibol, masculina e feminina, também iniciam neste mesmo dia. Os jogos serão no Ginásio Poliesportivo do Sesi (Avenida Brasil 3.357). O Colégio dos Jesuítas joga às 11h, contra o Colégio Pentágono, da cidade de São Francisco, e o Granbery joga às 17h, contra a E.E Elpídio Fonseca, também de São Francisco.

Para o secretário de Esporte e Lazer, Renato Miranda, Juiz de Fora, como em 2010, quando foram realizados os Jogos Pan-americanos Escolares, é destaque no Estado e no país como referência na realização de grandes eventos esportivos. “O Jemg comprova, mais uma vez, que nossa cidade tem potencial para ser base camp na Copa de 2014”, afirma.

Textos e foto: Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura e www.jemg.com.br 

Mais informações: www.jemg.com.br

 


Voltar

Deixe uma resposta

Notícias


21 jan 2018
Virose no Carijó? Dirigente admite possibilidade, mas não quer usar como desculpa

19 jan 2018
Futebol do Baeta apresenta Comissão Técnica para Módulo 2 e admite que está atrasado

18 jan 2018
Próximo adversário do Tupi, Uberlândia perde em casa. Veja como começou o Estadual

18 jan 2018
Tem de 12 a 16 anos e quer jogar basquete? Sexta é dia de cesta! Olha esse convite da Faefid-UFJF

+ notícias

Toque de Bola

O primeiro portal exclusivo de esportes de Juiz de Fora cresceu rápido! Lançado oficialmente em janeiro de 2011, o Toque de Bola conquistou milhares de seguidores também nas redes sociais. Estamos no Instagram, no face, no Twitter. Informação dinâmica, com credibilidade e agilidade.


Acesse