08 ago 2011

JEMG: etapa estadual em Juiz de Fora esta semana



Juiz de Fora (MG), 8 de agosto de 2011

O credenciamento dos 4.382 alunos-atletas que vão participar dos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg) 2011 está sendo feito nesta segunda-feira, 8, na Central dos Jogos, na Secretaria de Esporte e Lazer (Avenida Rui Barbosa 530, Santa Terezinha), das 8h às 23h. Para o cadastro e retirada de crachás, é necessária apenas a presença dos coordenadores das secretarias Regionais de Educação (SREs) de cada delegação. Os atletas seguem direto para as escolas onde ficarão alojados. “Assim evitamos tumulto e confusão, otimizando o tempo e o trabalho das pessoas”, afirma a coordenadora do Jemg da SRE de Juiz de Fora, Elisabeth Queiroz.

Até o final da manhã, três representantes de delegações haviam realizado o credenciamento: Ituiutaba, Uberlândia e Metropolitana A (da Região Metropolitana de Belo Horizonte). “O movimento deve ficar maior na parte da tarde”, diz Elisabeth. “E esperamos que ocorra tudo tranquilamente, com harmonia e sucesso para todos”, completa a coordenadora de Juiz de Fora.

Valéria Mendonça, da SRE de Pará de Minas, que coordena uma delegação composta por três municípios (Pará de Minas, Marinho Campos e Estrela do Indaiá), totalizando 104 alunos, está ansiosa para o início dos jogos. “Trouxe ótimos competidores. Minha expectativa é que aconteça tudo num ambiente de muita amizade e respeito. Tenho certeza de que será um evento maravilhoso”, aposta.

A coordenadora da SRE de Uberlândia, Juliana Gonçalves, também aposta no sucesso do Jemg 2011 em Juiz de Fora. “Nossa expectativa é a melhor possível. Trouxemos equipes que foram campeãs brasileiras e estaduais em todas as modalidades”, ressalta Juliana, que credenciou cerca de 280 alunos-atletas na manhã desta segunda-feira.

Esta é a primeira vez que Juiz de Fora recebe os Jogos Escolares de Minas Gerais, que segue até o próximo dia 13. Participam da competição alunos de 673 escolas públicas e particulares de 185 cidades mineiras. Os jogos acontecerão em quatro etapas (municipal, microrregional, regional e estadual), em dois módulos. Módulo I, com alunos de 12 a 14 anos e Módulo II, de 15 a 17 anos. As modalidades disponíveis são: atletismo, atletismo PCD, basquete, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, peteca, taekwon-do, tênis de mesa, vôlei e xadrez, nos naipes masculino e feminino.

A abertura oficial do Jemg será realizada na terça-feira, 9, às 19h, no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio, com as presenças do prefeito Custódio Mattos, do secretário de Estado de Esporte e Juventude, Braulio Braz, e do secretário de Esporte e Lazer, Renato Miranda. As delegações dos 185 municípios vão realizar um desfile no Estádio, onde serão acesas a Pira e a Tocha Olímpica.

   Minas Olímpica

O Minas Olímpica/Jogos Escolares de Minas Gerais – JEMG/2011 é o maior e o mais importante programa esportivo-social do Estado. Participam do JEMG alunos do ensino fundamental e médio das escolas públicas e particulares do Estado. Os Jogos acontecem em 4 etapas (municipal, microrregional, regional e estadual), em dois módulos. Módulo I, com alunos de 12 a 14 anos e Módulo II, de 15 a 17 anos. As modalidades disponíveis no JEMG são: atletismo, atletismo PCD, basquete, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, peteca, taekwon-do, tênis de mesa, vôlei e xadrez, nos naipes masculino e feminino.

O Programa Minas Olímpica/Jogos Escolares de Minas Gerais é uma alternativa de inserção social e de expressiva geração de empregos diretos e indiretos. Além de incentivar a prática esportiva dentro das escolas, o JEMG é um aliado na luta contra a evasão escolar.

O JEMG é um programa do Governo de Minas, da Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude e da Secretaria de Estado da Educação. A execução é do Instituto Brasileiro para o Desenvolvimento do Esporte, Educação e Cultura – IBDEEC. Este ano, o JEMG atingiu a marca de 683 municípios inscritos. Um recorde na história dos Jogos.

Solenidade de Abertura Oficial: 9 de agosto (terça-feira), às 19 horas, no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio. Avenida Eugênio do Nascimento, 10, bairro Aeroporto.

Comitê dos Jogos em Juiz de Fora: Secretaria de Esporte e Lazer.

Cerca de cinco mil alunos-atletas de 185 municípios de Minas participam do Jemg

Entre os dias 8 e 13, Juiz de Fora será sede de mais um grande evento esportivo: os Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg) 2011. Participam da competição alunos do ensino fundamental e médio das escolas públicas e particulares do Estado. São cerca de 5 mil alunos-atletas de 673 escolas, representando 185 municípios mineiros. As delegações começam a chegar a Juiz de Fora na manhã desta segunda, 8, e vão diretamente para a Central dos Jogos, na Secretaria de Esporte e Lazer (Avenida Rui Barbosa 530, Santa Terezinha), onde realizarão o credenciamento de todos os integrantes, antes de se dirigirem aos alojamentos.

Os Jogos acontecem em quatro etapas (municipal, microrregional, regional e estadual), em dois módulos. Módulo I, com alunos de 12 a 14 anos e Módulo II, de 15 a 17 anos. As modalidades disponíveis no Jemg são: atletismo, atletismo PCD, basquete, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, peteca, taekwon-do, tênis de mesa, vôlei e xadrez, nos naipes masculino e feminino.

A abertura oficial do Jemg será realizada na terça-feira, 9, às 19h, no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio, com as presenças do prefeito Custódio Mattos, do secretário de Estado de Esporte e Juventude, Braulio Braz, e do secretário de Esporte e Lazer, Renato Miranda. As delegações dos 185 municípios vão realizar um desfile no Estádio, onde serão acesas a Pira e a Tocha Olímpica. Alunos do Instituto Vianna Júnior vão realizar uma apresentação de ginástica olímpica durante a abertura do Jemg/2011. O ensaio geral para a cerimônia de abertura será realizado na segunda-feira, 8, às 16h, no próprio local. Nesta sexta-feira, 5, funcionários da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) realizaram uma limpeza geral no Estádio, nas partes externa e interna.

Apesar da abertura acontecer na noite de terça-feira, 9, as competições têm início na manhã deste mesmo dia. Na Faculdade de Educação Física da UFJF, entre 8h e 17h, acontecem os jogos de handebol. O Instituto Metodista Granbery de Juiz de Fora joga contra o Colégio Biotécnico, de Montes Claros, às 11h. Já a E.E. de Ensino Fundamental e Médio do município compete contra a E.E. de Mar de Espanha, às 17h. No Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, antigo CTU, também acontecem partidas de handebol, entre 8h e 16h. Alunos da E.E. Clorindo Burnier jogam contra os atletas da E.M. Geraldo de Assis da cidade de Martinho Campos, às 9h.

Também na terça-feira, entre 8h e 17h, no Sport Clube e no Olímpico Atlético Clube, acontecem as disputas do basquete. Juiz de Fora será representada pelo Instituto Metodista Granbery, que joga às 10h, no Sport, e pelo Colégio dos Jesuítas, às 16h, também no Sport, ambos na categoria feminina. Na masculina, os jogos são no Olímpico e o município será representado pelo Colégio Cristo Redentor, às 9h, e pelo Granbery, às 16h.

Os jogos de futsal, nas categorias masculino e feminino, serão realizados no Clube Bom Pastor e no Tupynambas, na terça-feira, entre 8h30 e 16h30. De Juiz de Fora participam o Instituto Granbery, a E.E. Sebastião Patrus de Souza e o Colégio Cristo Redentor. A disputa de peteca inicia também na terça-feira e o Cascatinha Country Clube será a sede das competições que acontecem entre 8h e 15h30. E as partidas de voleibol, masculina e feminina, também iniciam neste mesmo dia. Os jogos serão no Ginásio Poliesportivo do Sesi (Avenida Brasil 3.357). O Colégio dos Jesuítas joga às 11h, contra o Colégio Pentágono, da cidade de São Francisco, e o Granbery joga às 17h, contra a E.E Elpídio Fonseca, também de São Francisco.

Para o secretário de Esporte e Lazer, Renato Miranda, Juiz de Fora, como em 2010, quando foram realizados os Jogos Pan-americanos Escolares, é destaque no Estado e no país como referência na realização de grandes eventos esportivos. “O Jemg comprova, mais uma vez, que nossa cidade tem potencial para ser base camp na Copa de 2014”, afirma.

Textos e foto: Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura e www.jemg.com.br 

Mais informações: www.jemg.com.br

 


Voltar

Deixe uma resposta

Notícias


24 nov 2017
Com vídeos! Sucesso dentro e fora da quadra, Copa Toque de Bola de Futsal promete emoção na reta final

22 nov 2017
Basquete dos Intercolegiais: conheça todos os atletas campeões e veja as avaliações dos professores

22 nov 2017
JF Vôlei receita “foco e determinação” para buscar reação contra dois adversários diretos na pontuação

20 nov 2017
Com títulos e recordes, CRIA-UFJF brilha nos Jogos Escolares da Juventude

+ notícias

Toque de Bola

O primeiro portal exclusivo de esportes de Juiz de Fora cresceu rápido! Lançado oficialmente em janeiro de 2011, o Toque de Bola conquistou milhares de seguidores também nas redes sociais. Estamos no Instagram, no face, no Twitter. Informação dinâmica, com credibilidade e agilidade.


Acesse

error: Conteúdo protegido.