13 ago 2011

Escola Estadual Clorindo Burnier é campeã no handebol dos JEMG



Juiz de Fora (MG), 13 de agosto de 2011 

A Escola Estadual Clorindo Burnier sagrou-se campeã no handebol feminino dos Jogos Escolares de Minas Gerais. A final foi disputada na manhã deste sábado, 13, no ginásio do CTU, em Juiz de Fora, e as campeãs venceram a Escola Estadual Benedito L. Ribeiro por 14 a 13, com 7 a 4 no primeiro tempo. O final de partida foi emocionante. Embora a equipe juiz-forana tenha ficado o tempo todo com vantagem no placar, o adversário encostou nos instantes finais, e coube à goleira Rafaella Silva fazer “a defesa do jogo”.

“Faltavam uns 10 segundos, e a jogadora que arremessou já tinha marcado dois gols. Mas o auxiliar técnico Benhur me chamou e disse: ´É com você, agora’, e realmente eu consegui segurar o arremesso. Acho que foi, sim, a bola do jogo, porque se elas empatassem haveria o tempo-extra e aí…”, definiu Raffaela Luiza.

O treinador Fernando Maciel destacou detalhes da campanha vitoriosa, lembrando que o time do Clorindo já havia superado o adversário da final deste sábado na segunda partida (17 a 13) da fase de classificação: “E o time de Guaxupé tem três meninas que jogavam conosco e agora estão em Guaxupé porque suas famílias se mudaram para lá, e são as melhores jogadoras hoje do time deles, foi um componente interessante desta decisão”.

Para Fernando, o trabalho desenvolvido pela Escola Estadual Clorindo Burnier não começou agora. “É resultado de um trabalho de muitos anos, fomos vice em 2009 e 2010, vice pan-americanos ano passado, e este ano fomos premiados”, avalia. “Estamos muito satisfeitos com o resultado, com as meninas, esta conquista é importante demais”.

O treinador acredita que competições estudantis bem organizadas são fundamentais para o Brasil revelar talentos desde a escola até obter resultados em competições internacionais, como Olimpíadas, inclusive: “O apoio do Governo  municipal, estadual e federal ao esporte escolar vai fazer co0m que o Brasil seja forte futuramente em Jogos Olímpicos. Campeonatos bem organizados e competitivos são fundamentais para isso, é preciso ter investimento na base, na escola, e depois ter o apoio para dar continuidade ao trabalho inicial”, avalia Fernando.

O título dos Jogos Escolares de Minas Gerais não é o passo final, segundo o comandante da equipe campeã: “Em fevereiro deste ano, estipulamos como meta chegar aos JEBS – Jogos Estudantis Brasileiros. Agora que conseguimos, temos três, quatro  meses para trabalhar, e vamos aproveitar este tempo. Não vamos só para participar dos JEBS, vamos para valer, com objetivo de ser campeão novamente”.

 As grandes campeãs

As alunas da Escola Estadual Clorindo Burnier, que conquistaram o único título em modalidade coletiva juiz-forano dos JEMG, foram as seguintes na decisão deste sábado: Rafaella Silva, Daniela Lopes, Mayra de Oliveira, Janaína Bento (marcou 3 gols na final), Liliane Valle, Nilsimara Oliveira, Larissa de Almeida (5 gols), Geysa Silva (4 gols), Lorena Nascimento (2 gols na final), Larissa de Paula e Geisiane Barbosa. Na Comissão Técnica, o treinador Fernando Maciel teve como auxiliares BenHur Martins e André Santos.

Pelo adversário, as principais goleadoras na decisão foram Bruna Paula, 6 gols, e Mariana Melo, 5. A arbitragem foi de Lucas Andrade e Guilherme Silva, com secretária Laís Cristina Reis, cronometrista Paula Ferreira e representante Daniel Pinto.

O Prefeito Custódio Mattos e o Secretário de Esporte e Lazer, Renato Miranda, participaram da cerimônia de premiação das campeãs juiz-foranas, no ginásio do CTU.

Boletins finais

Veja os boletins finais das modalidades e a nota oficial com o resultado do julgamento do caso do treinador de Pouso Alegre, cujas imagens rodaram o Brasil a partir da TV Panorama. Terminou em punição de 1.440 dias. O técnico foi flagrado num pedido de tempo com expressões consideradas fora do aceitável para um educador estudantil. A nota oficial relativa ao caso é a número 08.

NOTA OFICIAL 08-    Boletim 6 Handebol Feminino II   Boletim 6 Handebol Feminino I  Boletim 6 Handebol Masculino I

 

Boletim 6 Handebol Masculino II  Boletim 6 – Futsal Masculino I  Boletim 6 Futsal Masculino II

Boletim 6 Futsal Feminino I  Boletim 6 Futsal Feminino II  Boletim 6 Voleibol Masculino I  Boletim 6 Voleibol Masculino II

Boletim 6 Voleibol Feminino I  Boletim 6 Voleibol Feminino II  Boletim 6 Basquete Masculino I

Boletim 6 Basquete Masculino II  Boletim 6 Basquete Feminino I-  Boletim 6 Basquete Feminino II

BOLETIM 5 OFICIAL ATLETISMO ETAPA ESTADUAL-   Boletim 6 Peteca-

 

 

  Resumo da participação juiz-forana na competição

Os Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg) 2011 chegaram ao fim no sábado, 13. No encerramento da competição, o handebol feminino, Módulo II, da Escola Estadual Clorindo Burnier, garantiu o único ouro para Juiz de Fora nos esportes coletivos. Em partida emocionante, as juiz-foranas fizeram 14 a 13 sobre a equipe da Escola Estadual Benedito Ribeiro Leite, de Guaxupé.

Na natação, final por escolas, a equipe feminina, Módulo II, do Colégio Academia, ficou com a prata. O primeiro lugar entre os colégios foi para o Sistema Ápice de Ensino, de Uberlândia. E as mulheres trouxeram mais uma prata para a cidade com Thaís de Almeida Brandão, que ficou em segundo na disputa do feminino Módulo I da Peteca.

O futsal masculino Módulo I e o feminino Módulo II garantiram a terceira posição para Juiz de Fora. O time masculino do Granbery bateu o Colégio Biotécnico de Montes Claros por 8 a 6. As garotas da Escola Estadual Sebastião Patrus de Souza, por sua vez, perderam para Escola Estadual Ministro Francisco Campos, mas ficaram com a terceira colocação.

No judô, o terceiro lugar do juiz-forano Miguel Wenzell Santos, do Granbery, no Módulo I pesado, porém, não garantiu um lugar para a cidade no ranking final por escolas. No atletismo, a melhor colocação local foi individual, com Aline da Silva Braga, da Escola Estadual Professor José Saint’Clair de Magalhães. Aline ficou em sexto lugar na final feminina, Módulo II, dos 3000 metros rasos.

Ainda no atletismo, as grandes vencedoras foram: Escola Municipal Professor Eurico Silva, de Lavras (feminino I); Escola Estadual Engenheiro Henrique Dumont, de Santos Dumont (masculino I); Colégio Universitário Professor Canísio Ignácio Lunkes, de Lavras (feminino II); e Escola Estadual Virgínio Perilo, de Lagoa da Prata (masculino II).

As escolas de Belo Horizonte foram as melhores na natação, levando três ouros. Os vencedores são: Colégio Pitágoras (feminino I), Colégio Santo Agostinho (masculino I) e a Escola Estadual Governador Milton Campos (masculino II). O Sistema Ápice de Ensino, de Uberlândia, ficou com o título no feminino II.

 Confira abaixo os demais competidores de Juiz de Fora e suas colocações nos jogos:

 Atletismo – 3000 metros rasos – Masculino II

14º – Edson Wander de Assis Costa – E. E. Prof. José Sain’Clair de Magalhães

15 º – Fábio Alberto Dias da Silva – E. M. Henrique José de Souza

 Atletismo – revezamento 4 x 75 metros rasos – Feminino I

9 º – Equipe formada por: Vanessa Pereira Souza (Colégio Militar), Isabelle Aparecida Almeida (E. E. Delfim Moreira), Camila Paulino Paiva (E. E. Clorindo Burnier) e Mikaela Tavares Ribeiro (E. M. Henrique José de Souza)

 Natação – revezamento 4 x 50 metros livre – Feminino I

3º – Equipe formada por: Ana Luíza Guedes (Jesuítas), Maria Coimbra (Jesuítas), Camila Moraes (Jesuítas) e Isabela Vergara (João XXIII)

 Natação – revezamento 4 x 50 metros livre – Masculino I

3º – Equipe formada por: Paulo Barreiro (Colégio Stella), Luiz Paulo Cotta (Jesuítas), Gustavo Rosa (Academia) e Victor David (Jesuítas)

 Natação – 4 x 50 livre metros livre – Masculino II

6º – Equipe formada por: Rodrigo Moreira (Colégio Stella), Lucas Nacur (Jesuítas), Vitor Lima (Academia), Luiz Henrique (João XXIII)

Natação – 4 x 50 metros medley – Feminino I

3º – Equipe formada por: Isabela Vergara (João XXIII), Cecília Barra (Jesuítas), Maria Coimbra (Jesuítas) e Ana Luíza Guedes (Jesuítas)

 Natação – 4 x 50 metros medley – Feminino II

3º – Equipe formada por: Isabela Machado (E. E. Clorindo Burnier), Clara Coutinho (Academia), Rhaíssa Martins (Academia), Fernanda Castro (Jesuítas)

 Natação – 4 x 50 metros medley – Masculino I

3º – Equipe formada por: Paulo Barreiro (Colégio Stella), Gabriel Agosto (Jesuítas), Luiz Paulo Cotta (Jesuítas) e Victor David (Jesuítas)

 Natação – 4 x 50 metros medley – Masculino II

5º – Equipe formada por: Rodrigo Moreira (Colégio Stella), Gustavo Machado (E. E. Clorindo Burnier), Luiz Henrique (João XXIII) e Ricardo Correa (Jesuítas)

Xadrez Feminino I

8º – Miliana Basília Martins – E. M. Dr. Paulo Japyassu

11º – Mayara Silva dos Santos – E. M. Dr. Paulo Japyassu

12º – Camila Aparecida da Silva Ferreira – E. M. Eng. André Rebouças

 Xadrez Masculino I

6º – Pedro Ferreira Lage – Academia

7º – Murilo Augusto Cabral dos Santos – E. M. Eng. André Rebouças

16º – Ricardo Penido Reis Simili – Academia

 Xadrez Feminino II

15º – Camila Rangel da Silva – Academia

22º – Vitória de Castro Silva – Colégio Militar

 Xadrez Masculino II

8º – Arthur Bernardo Lisboa Wedler – Colégio Militar

11º – Vinícius Albuquerque Cabral – Academia

13º – Eduardo Moraes Lopes – Colégio Santa Catarina

Texto resumo: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Esporte e Lazer, pelo telefone 3690-7599.

Veja fotos da premiação e da comemoração do título. 

Fotos: Toque de Bola

 


Voltar

Deixe uma resposta

Notícias


22 nov 2017
Basquete dos Intercolegiais: conheça todos os atletas campeões e veja as avaliações dos professores

22 nov 2017
JF Vôlei receita “foco e determinação” para buscar reação contra dois adversários diretos na pontuação

20 nov 2017
Com títulos e recordes, CRIA-UFJF brilha nos Jogos Escolares da Juventude

17 nov 2017
Rodrigo Rezende é 27º lugar no Mundial de Ginástica de Trampolim na Bulgária

+ notícias

Toque de Bola

O primeiro portal exclusivo de esportes de Juiz de Fora cresceu rápido! Lançado oficialmente em janeiro de 2011, o Toque de Bola conquistou milhares de seguidores também nas redes sociais. Estamos no Instagram, no face, no Twitter. Informação dinâmica, com credibilidade e agilidade.


Acesse

error: Conteúdo protegido.