16 jul 2011

Navegador juiz-forano encara novos desafios no Rally Transcatarina: é pé na lama outra vez



Balneário Camboriú (SC), 16 de julho de 2011

Assim que o sol raiou nesta sexta-feira (15) na cidade de Lages, SC, o 3º Rally Transcatarina recomeçou. As 3ª e 4ª etapas da competição tiveram 216 quilômetros em uma rota que levou as 144 duplas até o município de Rio do Sul, SC, com parada para descanso (neutro) em Otacílio Costa, SC.

Competidores de nove estados brasileiros disputam o pódio nas categorias Super Master, Graduados, Jeep, Júnior, Turismo Light e Turismo Adventure.

Foram sete horas de navegação, em uma prova que manteve aquela que está se tornando a principal característica do evento de 2011: piso extremamente escorregadio e de muita lama. “Apesar de não ter chovido ontem, o terreno apresentou bastante barro. Isso porque o solo da região é argiloso, e se modifica facialmente, ou seja, o pouco que chove se transforma, e não houve tempo suficiente para secar”, avaliou o navegador juiz-forano Rodrigo Peternelli. Outros obstáculos desta sexta-feira ficaram por conta de subidas e descidas íngremes, erosões e cascalho solto.

O percurso novamente passou por trechos de reflorestamento de pinus, e por se tratar de uma área particular e não haver trânsito local, a organização do Rally Transcatarina impôs médias de velocidades justas e situações onde pilotos e navegadores dispuseram de mais arrojo para encarar os desafios.

“Tivemos dificuldade para realizar algumas manobras, principalmente nas curvas. O piso liso fazia o carro patinar e apresentar reações que exigiram reflexo do piloto”, contou o piloto Ricardo Barra, que completou. “A navegação também foi trabalhosa, o Rodrigo não pôde tirar os olhos do hodômetro e constantemente fez cálculos para acertar o aparelho, já que o pneu gira em falso, somando quilômetros que na pratica não percorremos”.

Neste sábado, o 3º Rally Transcatarina realizará os 302 quilômetros finais desta aventura, e após as 5ª e 6ª etapas, alcançará a cidade turística de Balneário Camboriú. O neutro será em Apiúna. “Sobre a organização e o nível técnico, o evento tem nos agradado, encerrou Peternelli

 Texto: Liberdade de Ideias

Foto: Júnior Almeida/AcelerAção


Voltar

Deixe uma resposta

Notícias


17 nov 2017
Rodrigo Rezende é 27º lugar no Mundial de Ginástica de Trampolim na Bulgária

16 nov 2017
Saiu a tabela! Tupi encara Cruzeiro e América fora de casa logo no início do Campeonato Mineiro

16 nov 2017
Intercolegiais: professor Tidinho comemora brilho do Jesuítas no vôlei. Veja fotos e nomes de todos campeões

14 nov 2017
Goleiro-artilheiro Edson tem domingo único e Passo da Pátria é campeão da zona rural da Copa Prefeitura Bahamas

+ notícias

Toque de Bola

O primeiro portal exclusivo de esportes de Juiz de Fora cresceu rápido! Lançado oficialmente em janeiro de 2011, o Toque de Bola conquistou milhares de seguidores também nas redes sociais. Estamos no Instagram, no face, no Twitter. Informação dinâmica, com credibilidade e agilidade.


Acesse

error: Conteúdo protegido.