05 abr 2011

Nossa História: em 1912, Granbery faz 5 a 1 na visita ao Atlético



Juiz de Fora (MG), 5 de abril de 2011

A rivalidade entre juiz-foranos e belo-horizontinos vem de muito tempo. No futebol, ela começou a ser escrita em 12 de maio de 1912. O Clube Atlético Mineiro, dentro dos festejos pela posse do campo na Avenida Paraopeba, em Belo Horizonte, promoveu uma série de partidas comemorativas. Entre elas, a primeira intermunicipal. Os atleticanos só esqueceram de combinar com o rival que o jogo era festivo. O Granberyense, time formado por jogadores do Instituto Metodista Granbery, venceu por 5 a 1, deixando os adversários com um sorriso amarelo no canto da boca.

Nos festejos de 7 de setembro do mesmo ano, o Atlético viajou até Juiz de Fora em busca da revanche. Nova derrota: 3 a 0 para o Granberyense. As coisas só começaram a melhorar em 1913, quando o time da capital goleou o rival de Juiz de Fora por 7 a 0. Finalmente os torcedores conseguiram fazer a festa programada para o ano anterior. A partida foi realizada em 4 de maio. Essa história está registrada na revista “Grandes Clubes Brasileiros – Atlético”, publicada em 1971, no Rio de Janeiro, pela Rio Gráfica Editora.

O historiador, arquivista e coordenador do arquivo histórico do Granbery, Ernesto Giudice Filho, conta que não tem nenhum registro da partida no acervo da instituição. Por isso, ao tomar conhecimento dos importantes jogos realizados no início do século passado, entrou em contato com o Atlético Mineiro para saber se o clube da capital teria algum documento – fotografias ou súmulas – que registrassem as partidas. O contato foi feito por e-mails, que, segundo ele, não foram retornados.

Mexendo no arquivo fotográfico da instituição, Giudice Filho mostra uma foto de 10 de outubro de 1913, um ano e cinco meses após a vitória por 5 a 1, em Belo Horizonte, e cinco meses após a goleada por 7 a 0, também na capital. Ele acredita que, como o futebol não era tão popular naquela época, é possível que essa tenha sido a equipe base dos confrontos históricos, a qual colocamos a escalação abaixo, mesmo que alguns jogadores tenham sido trocados. A ordem dos jogadores citados não respeita posições. A única informação que é possível depreender da fotografia é que Tatu era o goleiro.

Granberyense (Em pé): Mário Couto, Henrique, Tatu, Cabaço, Bacco e Duarte. (Agachados): Fernando, Jacy, Opheo, Aníbal e Boneco.

Atlético: Artur Pinto; João Brito e Nardi; Laranjeira, Dopper e Proença; Jair Reis, Moretzsohn, Paulo Dias, João Reis e Leon Prata.

Texto:Thiago Stephan

Informações: Ernesto Giudice Filho

Fotos: Arquivo do Instituto Granbery


Voltar

Deixe uma resposta

Notícias


23 maio 2018
Jogadores, técnico e diretor repercutem invasão ao gramado

23 maio 2018
Deu BO! Torcedores invadem treino do Tupi

22 maio 2018
Tupi tem barca, saída de preparador físico e contusão em dois dias

22 maio 2018
Panathlon Club JF comemora sucesso da 6ª Feijoada do Esporte

+ notícias

Toque de Bola

O primeiro portal exclusivo de esportes de Juiz de Fora cresceu rápido! Lançado oficialmente em janeiro de 2011, o Toque de Bola conquistou milhares de seguidores também nas redes sociais. Estamos no Instagram, no face, no Twitter. Informação dinâmica, com credibilidade e agilidade.


Acesse