15 abr 2011

Conheça as novas feras do xadrez de Juiz de Fora



Juiz de Fora (MG), 15 de abril de 2011

A Escola Municipal Engenheiro André Rebouças, do Bairro Milho Branco, será representada na modalidade de xadrez nos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG) 2011, o maior e mais importante programa esportivo-social de Minas Gerais, que tem início este mês.

Isto será possível graças ao título que dois alunos da instituição conquistaram nos XX Jogos Intercolegiais, nas categorias infantil masculino e feminino. Murilo Augusto Cabral dos Santos, 11 anos, e Camila Aparecida da Silva Ferreira, 13 anos, conquistaram a premiação máxima na disputa individual no xadrez, modalidade que vem ganhando visibilidade na escola, nos últimos anos. A competição dos XX Jogos Intercolegiais realizada na última semana, dia 7, também foi considerada a 1ª fase do JEMG 2011.

Este ano, é a terceira vez que a E.M. André Rebouças participa dos Jogos Intercolegiais na modalidade de xadrez. Em 2010, a escola conquistou o 2º lugar por equipe infantil masculino e feminino.

De acordo com a professora de Educação Física da unidade, Patrícia Golner Coelho, que treinou os alunos para o campeonato, a instituição tem incentivado constantemente a participação dos estudantes nos esportes. “E, desta vez, o nosso grande prêmio é ter estes alunos representando Juiz de Fora nos JEMG 2011. Esta é nossa grande vitória”, ressalta a professora, sem esconder o orgulho que sente dos campeões.

Ela também destaca que, “com a prática esportiva, os alunos têm apresentado mudanças significativas no comportamento, o que pode ser observado na escola, na comunidade e em casa, com a família”.

Murilo e Camila, contentes pela conquista, fazem planos para alcançar outros títulos. Para Murilo, o esporte tem contribuído, entre outras coisas, para melhorar o relacionamento com as pessoas e ajudar na concentração.

“Minha dedicação nos estudos aumentou, minha relação com os colegas e outros professores também. Tudo melhorou. E ganhar esta medalha de ouro foi uma vitória, uma grande experiência”, diz o aluno.

Camila destaca que a vitória vai estimular para treinar mais e competir em outros campeonatos e oportunidades. “Nunca imaginava que chegaria a esta conquista, é um mundo novo”, declara a garota, lembrando do apoio fundamental da professora Patrícia.

A diretora da instituição, Adriana Carapinha, reforça a importância que a escola dá ao esporte e ao xadrez. “É muito bom inserir os meninos em atividades como esta, que os deixam envolvidos e muito felizes. Representar Juiz de Fora nos JEMG é um presente para a Camila e o Murilo e para toda a nossa escola”, acrescenta a diretora.

E.M. Paulo Japyassu também é destaque nos XX Jogos Intercolegiais

Três alunas da E.M. Dr. Paulo Japyassu, do Parque Guarani, conquistaram o 2º, 3º e 4º lugares na categoria infantil de xadrez nos XX Jogos Intercolegiais, também na disputa individual.

O preparador das meninas é o professor de Matemática da instituição, Antônio Paulo da Silva, que desenvolve o projeto de xadrez com os estudantes. “Desde o segundo semestre de 2010, o projeto foi inserido no Programa Mais Educação, do Governo federal”, explica a vice-diretora da unidade, Rosana Dias da Silva.

De acordo com o professor de Matemática, “a vitória das alunas é motivo de orgulho para ele e para a escola”, acrescentando que os alunos do projeto são muito dedicados e têm total apoio dos pais, que confiam e aprovam o trabalho realizado.

Todas cursando o 8º ano do Ensino Fundamental, as vencedoras têm sonhos em comum, quando o assunto é xadrez: continuar competindo e ganhar cada vez mais títulos e medalhas. A medalha de prata do campeonato ficou com a estudante Miliana Basílio Martins, 12 anos. O bronze ficou com Mayara Silva dos Santos, 12 anos, seguida de Amanda Cantarino de Melo, que conquistou a quarta posição.

Texto e foto: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura


Voltar

Deixe uma resposta

Notícias


14 dez 2017
JF Vôlei recebe Corinthians-Guarulhos pela última rodada do turno. Veja panorama completo da Superliga

13 dez 2017
Confira o ranking atualizado da Copa Prefeitura Bahamas de Futebol Amador

11 dez 2017
Copa Zico Verão Juiz de Fora: resultados e galeria de fotos

09 dez 2017
Copa Zico Verão Juiz de Fora é atração no Centro de Futebol Zico. Com novidades extra-campo!

+ notícias

Toque de Bola

O primeiro portal exclusivo de esportes de Juiz de Fora cresceu rápido! Lançado oficialmente em janeiro de 2011, o Toque de Bola conquistou milhares de seguidores também nas redes sociais. Estamos no Instagram, no face, no Twitter. Informação dinâmica, com credibilidade e agilidade.


Acesse