15 abr 2011

Conheça as novas feras do xadrez de Juiz de Fora



Juiz de Fora (MG), 15 de abril de 2011

A Escola Municipal Engenheiro André Rebouças, do Bairro Milho Branco, será representada na modalidade de xadrez nos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG) 2011, o maior e mais importante programa esportivo-social de Minas Gerais, que tem início este mês.

Isto será possível graças ao título que dois alunos da instituição conquistaram nos XX Jogos Intercolegiais, nas categorias infantil masculino e feminino. Murilo Augusto Cabral dos Santos, 11 anos, e Camila Aparecida da Silva Ferreira, 13 anos, conquistaram a premiação máxima na disputa individual no xadrez, modalidade que vem ganhando visibilidade na escola, nos últimos anos. A competição dos XX Jogos Intercolegiais realizada na última semana, dia 7, também foi considerada a 1ª fase do JEMG 2011.

Este ano, é a terceira vez que a E.M. André Rebouças participa dos Jogos Intercolegiais na modalidade de xadrez. Em 2010, a escola conquistou o 2º lugar por equipe infantil masculino e feminino.

De acordo com a professora de Educação Física da unidade, Patrícia Golner Coelho, que treinou os alunos para o campeonato, a instituição tem incentivado constantemente a participação dos estudantes nos esportes. “E, desta vez, o nosso grande prêmio é ter estes alunos representando Juiz de Fora nos JEMG 2011. Esta é nossa grande vitória”, ressalta a professora, sem esconder o orgulho que sente dos campeões.

Ela também destaca que, “com a prática esportiva, os alunos têm apresentado mudanças significativas no comportamento, o que pode ser observado na escola, na comunidade e em casa, com a família”.

Murilo e Camila, contentes pela conquista, fazem planos para alcançar outros títulos. Para Murilo, o esporte tem contribuído, entre outras coisas, para melhorar o relacionamento com as pessoas e ajudar na concentração.

“Minha dedicação nos estudos aumentou, minha relação com os colegas e outros professores também. Tudo melhorou. E ganhar esta medalha de ouro foi uma vitória, uma grande experiência”, diz o aluno.

Camila destaca que a vitória vai estimular para treinar mais e competir em outros campeonatos e oportunidades. “Nunca imaginava que chegaria a esta conquista, é um mundo novo”, declara a garota, lembrando do apoio fundamental da professora Patrícia.

A diretora da instituição, Adriana Carapinha, reforça a importância que a escola dá ao esporte e ao xadrez. “É muito bom inserir os meninos em atividades como esta, que os deixam envolvidos e muito felizes. Representar Juiz de Fora nos JEMG é um presente para a Camila e o Murilo e para toda a nossa escola”, acrescenta a diretora.

E.M. Paulo Japyassu também é destaque nos XX Jogos Intercolegiais

Três alunas da E.M. Dr. Paulo Japyassu, do Parque Guarani, conquistaram o 2º, 3º e 4º lugares na categoria infantil de xadrez nos XX Jogos Intercolegiais, também na disputa individual.

O preparador das meninas é o professor de Matemática da instituição, Antônio Paulo da Silva, que desenvolve o projeto de xadrez com os estudantes. “Desde o segundo semestre de 2010, o projeto foi inserido no Programa Mais Educação, do Governo federal”, explica a vice-diretora da unidade, Rosana Dias da Silva.

De acordo com o professor de Matemática, “a vitória das alunas é motivo de orgulho para ele e para a escola”, acrescentando que os alunos do projeto são muito dedicados e têm total apoio dos pais, que confiam e aprovam o trabalho realizado.

Todas cursando o 8º ano do Ensino Fundamental, as vencedoras têm sonhos em comum, quando o assunto é xadrez: continuar competindo e ganhar cada vez mais títulos e medalhas. A medalha de prata do campeonato ficou com a estudante Miliana Basílio Martins, 12 anos. O bronze ficou com Mayara Silva dos Santos, 12 anos, seguida de Amanda Cantarino de Melo, que conquistou a quarta posição.

Texto e foto: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura


Voltar

Deixe uma resposta

Notícias


19 fev 2018
JF Vôlei tem semana de desafios seguidos em busca da reação na Superliga

17 fev 2018
Baeta perde na estreia do Módulo 2

17 fev 2018
Tupynambás estreia no Módulo 2 fora de casa

16 fev 2018
Com Leão ainda treinador interino, Tupi visita URT

+ notícias

Toque de Bola

O primeiro portal exclusivo de esportes de Juiz de Fora cresceu rápido! Lançado oficialmente em janeiro de 2011, o Toque de Bola conquistou milhares de seguidores também nas redes sociais. Estamos no Instagram, no face, no Twitter. Informação dinâmica, com credibilidade e agilidade.


Acesse