25 fev 2011

Fab Melo: do PBF para o basquete universitário dos EUA



Juiz de Fora (MG), 25 de fevereiro de 2011

Os 17 anos de atividades ininterruptas fizeram do Projeto Basquetebol do Futuro (PBF), sediado no Olímpico Atlético Clube, referência da modalidade em Juiz de Fora. Neste período, cerca de 900 jovens treinaram com os professores Sérgio Rodrigues e José Ricardo Martins, fundadores do PBF, ou com outros profissionais que também contribuíram com o projeto, que nunca negou sua vocação social ao acolher inúmeros jovens carentes. Por outro lado, o trabalho de Rodrigues, Martins e equipe ajudou a revelar grandes atletas. É o caso de Fabrício Melo, o Fab Melo (foto), pivô de 20 anos que começou no PBF e agora atua no basquete universitário norte-americano, no Syracuse Orange, equipe que revelou Carmelo Anthony. O início promissor do juiz-forano na terra do basquete é motivo de orgulho para quem viu o jovem fazer seus primeiros arremessos.

“A expressão máxima para a gente é o Fabrício Melo, que teve sua iniciação em Juiz de Fora e agora está nos Estados Unidos, disputando competições universitárias. Ele ganhou uma bolsa e quatro universidades estavam interessadas nele. O Fabrício foi eleito entre os cinco melhores pivôs de uma competição que disputou. Se as coisas caminharem bem como estão caminhando, talvez em 2012 ou 2013 ele seja ‘draftado’ para a NBA. E ele sempre comenta que o início foi no PBF. Quantos fabrícios não poderiam ter sido revelados se a gente tivesse uma estrutura melhor”, comentou Rodrigues.

A atuação de Fab Melo já chamou a atenção até mesmo do técnico da Seleção Brasileira, Rubén Magnano. Na primeira lista que ele divulgou à frente da equipe verde e amarela em maio de 2010, o treinador colocou o nome do juiz-forano na lista de 24 atletas convocados para o Sul-americano. Mas, a transferência para o Syracuse Orange impediu a apresentação do jogador.

O PBF é um projeto de utilidade pública municipal e estadual. Neste ano, contará com núcleos nos bairros São Pedro, Barbosa Lage e Barreira do Triunfo. O objetivo é fazer do Olímpico a sede do projeto, com os núcleos servindo para captar atletas e divulgar o trabalho. Os interessados em praticar a modalidade podem procurar o Olímpico Atlético Clube para buscar informações, desde que tenham menos de 17 anos.

Os passos de Melo servem de exemplo para quem está ainda mais no início da carreira. É o caso de Bianca Almeida, de 16 anos, e Rayane Mendes, de 17, que em 2010 foram convocadas para defender a Seleção Mineira Sub-17. “Foi uma experiência nova, difícil, porque a gente ficou com outras 24 meninas e todas jogavam bem. Você tinha que treinar para conseguir ficar entre as 12. Foi difícil, mas foi bom, por que aprendi muita coisa”, comentou Bianca.

Perguntada se pretende chegar a profissionalizar, Rayene, que disse amar o esporte, sabe que terá um caminho árduo pela frente: “Pretendo chegar a ser profissional, mas em Juiz de Fora as coisas são difíceis.”

Foto:www.suaathletics.com

Texto: Thiago Stephan


Voltar

2 Respostas to “Fab Melo: do PBF para o basquete universitário dos EUA”

  1. ayrton
    22/04/2012 às 0:22

    ouço mto bem dizer do fabricio e gostaria de mto conhece-lo até porque depois que começei a jgr basquete ele tornou-se vamos se dizer assim um ” ídolo” ñ só para mim mas creio que para varias pessoas minha mãe é amiga da mãe dele só que não tive ainda a oportunidade de conhece-lo gostaria msm de coração.

  2. Nel
    07/03/2011 às 11:41

    Em Juiz de Fora TUDO é difícil, TUDO. Nosso povo, a maioria valorizam o que não é daqui, investem em outras cidades, em outro estado, não possuimos identidade próprias pois este povo comprou a imagem elitista e boba de uma outra cidade, que na verdade, não está nem ae pra nós. Um dia teremos uma identidade juizforana verdadeira, Mineira de verdade! Boa sorte aos que arriscam coisas maiores nesta cidade!

Deixe uma resposta

Notícias


24 nov 2017
Com vídeos! Sucesso dentro e fora da quadra, Copa Toque de Bola de Futsal promete emoção na reta final

22 nov 2017
Basquete dos Intercolegiais: conheça todos os atletas campeões e veja as avaliações dos professores

22 nov 2017
JF Vôlei receita “foco e determinação” para buscar reação contra dois adversários diretos na pontuação

20 nov 2017
Com títulos e recordes, CRIA-UFJF brilha nos Jogos Escolares da Juventude

+ notícias

Toque de Bola

O primeiro portal exclusivo de esportes de Juiz de Fora cresceu rápido! Lançado oficialmente em janeiro de 2011, o Toque de Bola conquistou milhares de seguidores também nas redes sociais. Estamos no Instagram, no face, no Twitter. Informação dinâmica, com credibilidade e agilidade.


Acesse

error: Conteúdo protegido.