21 maio 2011

Luta pelo tri começa contra o Figueira



O Cruzeiro estreia no Campeonato Brasileiro 2011 neste domingo, às 16h e seu primeiro desafio na competição será fora de casa. A Raposa vai enfrentar o Figueirense, no estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis, capital de Santa Catarina. O Melhor Clube Brasileiro do Século XX iniciará a longa trajetória em busca do título nacional, o terceiro do time estrelado, que ergueu a taça em 1966 e em 2003.

A equipe mineira entra na principal disputa do país credenciada pela conquista do título estadual, em cima do Atlético-MG, após fazer a melhor campanha do torneio. Na edição passada do Brasileirão, a Raposa foi vice-campeã, com uma campanha heróica, principalmente depois da chegada do técnico Cuca, que assumiu o time na retomada da competição, após a Copa do Mundo 2010, a partir da 8ª rodada.

O adversário celeste retorna à série A depois de ficar dois anos na segunda divisão do campeonato (2009 e 2010). O Figueirense foi rebaixado em 2008 e conseguiu voltar para a elite do futebol brasileiro este ano, após assegurar a segunda vaga no edição passada.

Retrospecto

Cruzeiro e Figueirense já se enfrentaram 18 vezes na história. A Raposa leva vantagem no duelo, tendo alcançado dez triunfos, quatro empates e quatro derrotas, aproveitamento de 62,96%. O time celeste marcou 30 gols e levou 17, saldo de 13 tentos.

Pelo Brasileirão, o retrospecto contabiliza 16 confrontos e o Cruzeiro também é superior com oito vitórias, quatro empates e quatro tropeços. Aplicação de 58,33%. A equipe cinco estrelas estufou as redes adversárias em 27 oportunidades e sua defesa foi vazada 16 vezes, saldo positivo de 11 gols.

A supremacia estrelada é mantida até mesmo quando o time azul e branco atuou em território inimigo, como será o caso do próximo encontro. Dos 18 jogos contra o Figueirense, 12 foram disputados em Florianópolis (dez no estádio Orlando Scarpelli, um na Ressacada e outro no campo Adolfo Konder). A Raposa venceu sete partidas, empatou duas e perdeu três, 63,88% de aproveitamento. A equipe mineira anotou 16 tentos e sofreu dez, saldo de seis gols.

Análise

O técnico Cuca vê o Cruzeiro entrando na disputa em um bom momento, após fazer grande temporada no início do ano, sofrer com a eliminação da Libertadores e depois se superar, conquistando de forma heróica, o título do Campeonato Mineiro BMG. O comandante da Raposa rechaça o favoritismo, mas acredita que a equipe cinco estrelas fará uma bela campanha no Brasileirão e lutará incansavelmente pela taça.

“O futebol é muito dinâmico, te leva do céu ao inferno em uma semana. Levou a gente, quando saímos da Libertadores. Só que na outra semana fomos para o céu de volta, conquistando o título estadual. Voltamos, estamos tranquilos, com um plano de voo estabilizado, e tudo para fazer um grande campeonato. Estou bastante esperançoso em fazer um bom ano”, argumentou.

O craque Montillo, que vai poder fortalecer o Cruzeiro na luta pelo título nacional desde a primeira rodada, ressaltou a importância de estrear na competição vencendo, a despeito das dificuldades de triunfar na casa do adversário. Para o camisa 10 estrelado, é fundamental garantir os pontos desde as primeiras rodadas, para não ficar prejudicado na reta final do campeonato.

“É difícil conseguir os três pontos lá (no campo do Figueirense), um time que sobe para a primeira divisão quer começar ganhando. Para nós é importante vencer também. Os pontos perdidos agora são lamentados no final, por isso vamos com tudo para ganhar o jogo”, disse.

FIGUEIRENSE X CRUZEIRO

Motivo: 1ª rodada do Campeonato Brasileiro

Local: Orlando Scarpelli, em Florianópolis-SC

Data: 22/05/2011 (domingo)

Horário: 16h

Árbitro: Gutemberg Fonseca (FIFA-RJ)

Transmissão: TV Globo Minas e pay per view

(Texto: site oficial do Cruzeiro)

 


Voltar

Deixe uma resposta

Notícias


14 dez 2017
JF Vôlei recebe Corinthians-Guarulhos pela última rodada do turno. Veja panorama completo da Superliga

13 dez 2017
Confira o ranking atualizado da Copa Prefeitura Bahamas de Futebol Amador

11 dez 2017
Copa Zico Verão Juiz de Fora: resultados e galeria de fotos

09 dez 2017
Copa Zico Verão Juiz de Fora é atração no Centro de Futebol Zico. Com novidades extra-campo!

+ notícias

Toque de Bola

O primeiro portal exclusivo de esportes de Juiz de Fora cresceu rápido! Lançado oficialmente em janeiro de 2011, o Toque de Bola conquistou milhares de seguidores também nas redes sociais. Estamos no Instagram, no face, no Twitter. Informação dinâmica, com credibilidade e agilidade.


Acesse